Abertura oficial da 8ª UBS de São Pedro será neste sábado

A Unidade Básica de Saúde do Chácaras Primavera vai atender moradores de 13 bairros

Após uma espera de muitos anos, moradores dos bairros localizados a até 15 km do Centro de São Pedro, finalmente terão uma UBS (Unidade Básica de Saúde). A unidade, que recebe o nome de Dr. Paulo César Sutti Martins e terá abertura oficial às 9h desde sábado, dia 17, foi projetada para atender 3.500 munícipes, moradores dos bairros Chácaras Primavera, Vertentes, Chácaras Camargo I e II, Floresta Escura I e II, Chácaras São Paulo, Chácaras Limoeiro, Recanto do Reis, Recanto das Águas de São Pedro, Estância Prainha de São Pedro,Terra das Águas e Águas do Campo.

A UBS vai funcionar com atendimento de enfermagem e médico generalista,  ginecologia, pediatria, odontologia e vacinação. Também já foi feito no Ministério da Saúde solicitação para que a unidade tenha equipe do PSF (Programa Saúde da Família).

A construção da UBS segue o planejamento estratégico da gestão do prefeito Helinho Zanatta e as ações de descentralização do atendimento da saúde previstas na Agenda 2025, que incluem também a construção de outra unidade, já concluída, para atender os Residenciais São Pedro e São Francisco e adjacências. Nas duas unidades, o investimento é de aproximadamente R$ 1,6 milhão.

A construção de UBSs nos bairros é também um apontamento das Conferências Municipais de Saúde e medida recomendada pelo SUS (Serviço Único de Saúde). A nova unidade tem consultórios médicos e odontológicos, sala de curativos, de vacinas, sala de esterilização, inalação além de sala de atividades coletivas, recepção e espera.

Além das oito unidades básicas de saúde, São Pedro tem as unidades especializadas, como a Umis (Unidade Mista e Integrada de Saúde), CER (Centro Especializado em Reabilitação) e o Caps (Centro de Atenção Psicosocial).

ATENÇÃO BÁSICA REFORÇADA – A construção de UBSs fortalece a atenção básica na saúde e estas ações têm resultados práticos como a que indica que as internações sensíveis à atenção básica – aquelas ligadas à hipertensão, diabetes, diarreia, anemia e outras – caíram de maneira significativa nos últimos anos. O número passou de 537 em 2014 para 144 em 2018, queda de 73,19%.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima