Rio das Pedras realiza dia D da Campanha Outubro Rosa

Para reforçar a importância da saúde da mulher, a Secretaria de Saúde realiza a Campanha de conscientização Outubro Rosa, até 30 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 16h às 20h. O objetivo principal é alertar as mulheres e a sociedade sobre a necessidade de prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e sobre o câncer de colo do útero.
No dia 24 de outubro, sábado, das 8h ás 16h, acontece o Dia D da Campanha, na UBS Dr. Gabriel Bonassa e na UBS do São Pedro. As mulheres de todas as idades poderão realizar o pedido de mamografia, a coleta de papanicolau e consultas médicas.
Segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam as mulheres. Em média 77% das mulheres com câncer de mama têm mais de 50 anos. O risco aumenta gradativamente a partir dos 40 anos, sendo o pico em torno dos 55 anos.
O risco de câncer de mama em mulheres de 30 anos é de apenas 1 em 2.000 casos, em mulheres de 75 anos o risco é de 1 para 10. Ainda assim, é importante que todas realizem os procedimentos de prevenção. O diagnóstico precoce do câncer é uma estratégia para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima