Copa Paulista terá início em 4 de novembro

Nhô Quim está entre as 20 equipes que disputarão o torneio – Crédito: Michel Lambstein

A Federação Paulista de Futebol realizou, nessa terça (13), videoconferência para definir as diretrizes da Copa Paulista 2020. Os representantes dos 20 clubes que confirmaram presença na competição participaram do encontro virtual – o presidente Arnaldo Bortoletto representou o XV de Piracicaba – que estipulou o dia 4 de novembro para o início e o dia 23 de dezembro para o término do campeonato, que vale uma vaga no cenário nacional em 2021.
Além do Nhô Quim, as equipes que disputarão o torneio são: Água Santa, Atibaia, Audax, Botafogo, Comercial, Guarani, Ferroviária, Internacional de Limeira, Juventus, Marília, Nacional, Novorizontino, Ponte Preta, Portuguesa, Portuguesa Santista, Primavera, Rio Preto, São Bernardo FC e Velo Clube. Em consonância com o Protocolo de saúde, haverá testes semanais, custeados pela FPF, nos elencos e comissões técnicas de todos os participantes.
A Federação enviará para todas as partidas um Gerente de Operações, visando o cumprimento dos protocolos de saúde e de jogo. Na primeira fase, os times serão divididos em cinco grupos regionalizados, com quatro componentes cada. As equipes se enfrentarão em turno e returno, classificando-se para as oitavas de final os três melhores posicionados de cada chave, além do melhor quarto colocado. As oitavas, quartas, semis e finais serão em duelos de ida e volta.
Em caso de empate a partir da segunda fase, na somatória dos placares das duas partidas, a decisão será nos pênaltis. Os cruzamentos após o término da fase inicial serão estipulados por campanha: 1º x 16º, 2º x 15º e assim por diante. Cada clube poderá inscrever 26 atletas na lista A (as inscrições para a primeira rodada deverão ser feitas até a véspera do jogo e o prazo final antes da 5ª rodada) e de forma ilimitada na lista B, desde que atendendo os pré-requisitos.
Alguns outros pontos que estarão em vigor são: os classificados para a segunda fase poderão trocar até quatro jogadores; atletas lesionados poderão ser substituídos com a devida aprovação do Comitê Médico da FPF até o término da fase inicial; os jogadores somente poderão atuar por um clube. O campeão da Copa Paulista terá o direito de escolha entre um lugar na Série D do Brasileiro e na Copa do Brasil do ano que vem, com o vice ficando com a vaga restante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima