O candidato a prefeito pelo PL, o empresário e ex-vereador Zé Pedro — que tem como vice a advogada Vivian Previde — tem como meta realizar uma administração inovadora à frente da Prefeitura e tem como principal foco a reativação do turismo sustentável, que gere desenvolvimento e novos empregos. A proposta é de que Piracicaba volte a crescer de forma sustentável. “Vamos transformar Piracicaba real na Piracicaba ideal para morar, investir, trabalhar e visitar. Para isso, vamos equilibrar os investimentos do Poder Público para transformar a nossa cidade com grandes atrativos para investimentos, não só no setor industrial, mas também no setor de serviços, em especial nas áreas de turismo, lazer, gastronomia, inovação, tecnologia e tantos outros”, diz o candidato, que está confiante que estas propostas são reais é que é isso que a população almeja.
Sua proposta, além de investir no turismo sustentável, é de criar uma força tarefa para garantir a redução do desemprego, ocupando toda mão de obra não qualificada em frentes de serviços, incentivadas através do Banco do Povo. “Além de criar novos empreendedores individuais, cooperativas e profissionais liberais, com incentivos: fiscais, de espaços e de infraestrutura, que serão financiados pelo Governo Municipal, tendo como meta a criação de novos negócios e novos empregos, em busca do desemprego zero. Para isso, será simplificado o processo de abertura de uma nova empresa, renovação de licença de funcionamento e ampliação do prazo de renovação das licenças municipais, inclusive com a criação de um “simples municipal” para as pequenas e médias empresas em Piracicaba, além de incentivos municipais para abertura de novas empresas, assim como simplificação e facilidades no pagamento dos tributos municipais.
CUSTOS
A redução dos custos administrativos, com a reestruturação das secretarias municipais, valorizando e qualificando os funcionários de carreira do município, para que possam executar seus serviços oferecendo uma administração municipal eficiente. “Vamos propor uma reforma administrativa em todas as áreas da Administração Municipal, direta e indireta, de forma que a carreira e os salários se elevem de acordo com a sua competência e produção. Queremos buscar a produtividade e eficiência dos serviços públicos, onde quem produz mais, ganha mais”, diz Zé Pedro.
Nesta inovação na forma de administrar, o candidato colocará gestores mais próximos a população ou membros da própria comunidade. “Aproveitaremos as cinco grandes regiões, já dimensionadas: centro, norte, sul, leste e oeste, dando para cada território administrativo mais autonomia e poder de decisão, priorizando sempre as demandas locais. Vivemos uma Piracicaba real, mas merecemos uma Piracicaba ideal!”, ressalta.
Para atrair novos investimentos e fomentar os já existentes, Zé Pedro e Vivian Previde prometem fortalecer o Comedic, com a criação do projeto “Ninguém fecha!”, com criação imediata de um grupo de estudos para atrair novos investimentos para a Piracicaba ideal. “Vamos mapear, identificando e cadastrando capacidades produtivas e de fornecimento de matérias-primas, de forma a ampliar e diversificar nosso parque industrial. Além de proporcionar alternativas de investimentos no setor de serviços, em especial nas áreas de turismo, lazer, gastronomia, inovação, tecnologia, entre outros, que possam gerar desenvolvimento sustentável e consequentemente oportunidades de emprego para o piracicabano”, contam.
Também prometem desburocratizar e ampliar o atendimento à população, facilitando o acesso a todos os órgãos municipais, de forma presencial ou não presencial, via APP, portais digitais e sistemas gerenciais, assim como revisar todos os contratos de serviços e de produtos com o município, de forma a reduzir os custos.
A agricultura do futuro terá incentivo e estímulo, assim como a sustentabilidade e o meio ambiente, inclusive com investimentos em projetos de recuperação das matas ciliares das bacias dos rios de Piracicaba. Na área da educacional, estabelecer a educação como princípio fundamental de desenvolvimento social, econômico e cultural da população, inclusive com a garantia de creche integral para todos, enquanto que na área da saúde criar um sistema integrado, ágil e sem filas, com ampliação da infraestrutura e da equipe multidisciplinar de atendimento nas UPAs e ampliação dos leitos hospitalares. Já na área da segurança, criar a Secretaria de Segurança Pública, com implementação de bases da Guarda Civil Municipal em regiões territoriais distritais.
CULTURA
Na área da cultura, viabilizar a concessão de espaços dentro do Engenho Central para bares e restaurantes, ampliando assim o complexo gastronômico da Rua do Porto. Também será melhorado o aproveitamento do Engenho Central com ações culturais durante o ano todo e criação do Museu de Piracicaba. No transporte público, reavaliação dos contratos firmados com a empresa de transporte coletivo com enfoque na redução do valor unitário da tarifa do transporte público e garantir ônibus de melhor qualidade com Wi-Fi e ar condicionado, visando fornecer transporte público eficiente e agradável à população.No abastecimento de água, implantar o programa “usou pagou”, em que o consumidor pagará o que consumir, além de implantar um plano emergencial para redução de perdas e vazamento de águas tratadas, assim como o plano de desenvolvimento e ampliação do nosso sistema, bem como a ampliação de fornecimento de água e captação e tratamento de esgoto.
HABITAÇÃO
Na área da habitação, fortalecer a Emdhap, criar e operacionalizar o Crédito Habitacional Municipal, com fomento da construção civil para o programa Minha Casa Minha Vida e Iniciativas Privadas, além de convênios com Organizações Não Governamentais para investimentos em construção de moradias populares, assim como buscar construção de moradia a fundo perdido para a população mais carente e em situação de vulnerabilidade.