Jesus funda a sua Igreja

Tarcisio Angelo Mascarim

 

Já escrevi aos nossos leitores que ganhei diversos livros do Pe. Jorge Simão Miguel, quando lá estive, em sua residência. Entre eles destaco o livro “Os 20 séculos de caminhada da Igreja“, editado pelo Pe. Luiz Cechinato. Este livro traz “os principais acontecimentos da cristandade desde os tempos de Jesus até João Paulo II“.

Assim, transmito aos nossos leitores as primeiras páginas do livro, cujo título é o mesmo deste artigo:

“Jesus anunciou um novo Reino, dizendo: ‘Convertei-vos, porque está próximo o Reino dos Céus!” (Mt 4,17). Ele pedia uma mudança de vida. Mudança radical, da mente e do coração. O sentido original da palavra ‘converter-se’ quer dizer: mudar o modo de pensar e de agir.

Não bastava mais o cumprimento externo da Lei. Jesus queria o fim do farisaísmo, que se preocupava muito com as aparências. Queria gente de coração novo, segundo o Espírito de Deus. Não bastava amar os amigos: era preciso amar também os inimigos. Para Jesus, o pecado não estava somente na prática externa do mal: estava também no mau desejo. Ele disse: ‘Quem olhar para uma mulher com malícia, já cometeu adultério com ela no seu coração’ (Mt 5,28).

Jesus queria que, na sua Igreja, houvesse mais amor do que no passado. No Antigo Testamento estava escrito: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’ (Lv 19,18). Como se vê, a medida do amor era o próprio homem: amarás como a ti mesmo. No novo Reino, porém, a medida do amor é Jesus Cristo. Ele disse: ‘Amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado’ (Jo 13,34).

Com este espírito Jesus fundou pessoalmente a sua Igreja, para que ela viesse a ser a imagem viva do Reino do Céu, embora com as rugas de nossos pecados. Jesus escolheu e preparou cuidadosamente seus Apóstolos. Depois de ter pregado ao povo, o Senhor explicava-lhes as parábolas e os enviava, dois a dois, pelos povoados, como aprendizado apostólico (cf. MT 10).

Desse modo Jesus fundou a sua igreja e preparou os primeiros evangelizadores. Depois, antes de subir ao céu, o Senhor passou para eles o seu poder e sua missão divina.

A pregação de Jesus deve ter começado aí pelo ano 28, pois João Batista anunciou o início da missão do Senhor ‘no ano décimo quinto do império de Tibério César’ (Lc 3,1). Ora, Tibério sucedeu a Augusto aos 19 de agosto do ano 14 de nossa era. Portanto, o ano décimo quinto vem a ser de 19 de agosto de 28 a 18 de agosto de 29.

Os doze Apóstolos:

SIMÃO – Jesus o chamou ‘Cefas’, isto é, Rocha, Pedra, ou ‘Pedro’. Era de Betsaida, pescador do Mar da Galileia  com seu irmão André. Foi o primeiro Papa.

ANDRÉ – Irmão de Pedro. Ele e João Evangelista eram discípulos de João Batista. Foram os primeiros a conhecer Jesus. ‘André’ quer dizer ‘valente’

TIAGO – Tiago ‘Maior’, filho de Zebedeu e Salomé. Ele e seu irmão João foram chamados, por Jesus, ‘Boanerges’, isto é, ‘Filhos do Trovão’.

JOÃO – O Evangelista. Escreveu o 4º. Evangelho, três Cartas e, provavelmente, o Apocalipse. Ele e seu irmão Tiago eram pescadores no Mar da Galileia.

FILIPE – Era de Betsaida. Pertencia ao primeiro grupo de discípulos, juntamente com João, André, Pedro e Natanael (cf. Jo 1,35-51).

BARTOLOMEU – Também chamado Natanael. Fariseu convertido. Disse uma frase infeliz ao referir-se a Jesus. Quando lhe disseram que Cristo era de Nazaré, ele falou: ‘Pode vir de Nazaré alguma coisa boa?’ (Jo 1,46).

TOMÉ – Humilde galileu, chamado Dídimo (Gêmeo). Ficou conhecido por não ter acreditado na palavra dos Apóstolos, quando Jesus lhes apareceu.

MATEUS – Mateus ou Levi. Era cobrador de impostos (publicano), em Cafarnaum. Quando Jesus o chamou, estava em seu posto de arrecadação. Escreveu o 1º. Evangelho.

TIAGO – Tiago ‘Menor’, filho de Alfeu. Era chamado irmão do Senhor, pois, provavelmente, sua mãe era prima da Virgem Maria. Foi Bispo de Jerusalém.

TADEU – É o popular São Judas Tadeu, também chamado ‘irmão do Senhor’.

SIMÃO – Simão Cananeu ou Simão Zelota (Zeloso). Sua festa é celebrada junto com a festa de São Judas (28/10).

JUDAS – Judas Iscariotes. O Traidor, separou-se do grupo dos Apóstolos na Ceia. Dali saiu para entregar Jesus.

Os inimigos de Jesus – Os maiores inimigos de Jesus não foram os pagãos, mas os grupos religiosos radicais, que não o aceitaram como Messias, especialmente os saduceus, escribas e fariseus.”

É bom ler este artigo e adquirir o livro. “Os 20 séculos da caminhada da Igreja“ explica a caminhada de Deus para nos salvar e as razões de sua morte.

______

Tarcisio Angelo Mascarim,sócio e administrador da Mascarim & Mascarim Sociedade de Advogados.(mais artigos no tarcisiomascarim.blogspot.com)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima