Prefeitura conclui LED do muro do Cemitério da Saudade

Uma nova vista para o Cemitério, à noite – Crédito: Eleni Destro/CCS

A Prefeitura concluiu a troca parcial da fiação e a substituição dos projetores da galeria de arte do muro do Cemitério da Saudade. Agora, quem passa pela avenida Independência, pode apreciar melhor as mais de 90 pinturas criadas por cerca de 50 artistas, que enfeitam o muro do cemitério e que fazem parte do projeto Colorindo a Saudade.
Os antigos projetores foram danificados por atos de vandalismo e também sofreram com a ação do tempo e, por isso, tiveram de ser substituídos. Foram trocados, ao todo, 90 projetores. O investimento total na obra, realizada em conjunto entre as secretarias municipais de Obras (Semob) e de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), foi de R$ 5.489. A nova tecnologia LED economiza 60% de energia em relação à anterior, em vapor metálico. Além da eficiência energética, também ilumina mais.
GALERIA 

As pinturas foram criadas por cerca de 50 artistas e fazem parte do projeto Colorindo a Saudade, realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural). O projeto foi dividido em três etapas: Orla do Rio Piracicaba – Margem Direita; Anjos, Santos e Arcanjos e Patrimônios Culturais – de Corpo e Alma.
A secretária da SemacTur, Rosângela Camolese, ressaltou que a nova iluminação valorizou ainda mais o trabalho dos artistas que colaboraram com o projeto. “Com a nova iluminação é possível ver melhor os detalhes das obras, que são magníficas. Sem dúvida, o muro do Cemitério da Saudade é, hoje, um dos cartões-postais de Piracicaba”, comemorou.
“Em todo o mundo os cemitérios estão sendo incluídos nos roteiros turísticos e culturais. Isto também vem acontecendo em Piracicaba. O Cemitério da Saudade faz parte de um dos roteiros da Jornada do Patrimônio Cultural Paulista devido aos mausoléus e túmulos de piracicabanos ilustres, que se harmonizam com as pinturas do muro”, ressalta José Otavio Menten, titular da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Pasta que administra e mantém o Saudade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima