Participação popular, total transparência nas decisões e contas públicas, desenvolvimento sustentável, preservação ambiental e valorização da economia local são os principais fundamentos do plano de governo da vereadora e candidata à Prefeitura de Piracicaba pelo Partido Verde, Nancy Thame. Na terça (29), Nancy esteve em visita à redação de A Tribuna, acompanhada do seu vice, ex-vereador Bruno Prata, e foi recebida pelo diretor Evaldo Vicente.
Dividida em 18 tópicos, a proposta da parlamentar busca o fortalecimento do município com a implantação de bases sólidas para seu desenvolvimento sustentável. Segundo Nancy, o documento foi construído conjuntamente com especialistas em cada temática relevante ao município e está aberto para sugestões e adequações.
Para a candidata, Piracicaba precisa de um governo que priorize a economia local e a criação de uma infraestrutura que ofereça melhores condições de vida a toda sociedade. Segundo Nancy, o objetivo é favorecer as pequenas e grandes empresas, agricultura familiar, economia criativa e empreendedorismo. “Vamos encontrar meios para gerar mais empregos e renda em um ambiente funcional que garanta a saúde, a proteção social, o bem-estar a todos os munícipes”, afirma.
Para que isso possa acontecer, o plano de governo prevê uma atenção bastante detalhada ao planejamento e otimização dos recursos destinados às áreas de desenvolvimento econômico e empreendedorismo, saúde, educação, assistência, saneamento, energia, transporte, habitação, mobilidade, segurança pública e transparência e mecanismos de participação e controle social. “Precisamos rever quais políticas nos alertam para a urgência de mudanças. É preciso disposição para mudar o que não está se adequando às necessidades da nossa sociedade”.
Para a candidata, o município precisa do apoio do setor econômico e de todos que possam contribuir para criar novas oportunidades e empregos, de forma que haja desenvolvimento econômico sustentável e para que todos possam viver com tranquilidade e dignidade.
Na saúde, Nancy pretende desenvolver uma gestão integrada, participativa e compartilhada, com ações articuladas entre os serviços públicos, o Conselho Municipal de Saúde, as Comissões Municipais de Saúde, as entidades filantrópicas e os serviços privados, com a combinação da descentralização com regionalização para a realização de serviços viáveis econômica e tecnicamente. A proposta é criar um modelo de assistência integral de saúde que fortaleça a rede básica, a recuperação dos PSF e a construção de novas unidades, com descentralização para macrorregiões, construção de unidades avançadas de saúde, com especialização e exames mais específicos, como ultrassom, RX, ecocardiograma, audiometria e outros.
Entre as propostas para educação, estão investimentos em infraestrutura adequada, salas de aula e locais de convivência e apoio didático, quadras esportivas, bibliotecas, centros digitais, uso de novas tecnologias nos processos de aprendizagem, ensino de linguagens artísticas, como teatro, música, dança e audiovisual, promovendo uma forte aproximação entre educação e cultura, além de um Plano de Carreiras, cargos e salário para os professores da rede municipal de ensino.
Em relação ao meio ambiente, o plano de governo da candidata prevê programas de conservação, recuperação e uso sustentável dos ecossistemas, que garantem a preservação da vida. Outro ponto de destaque será o trabalho pela redução das desigualdades e ampliação das oportunidades para a geração de renda e para o acesso aos bens e serviços públicos.
Nancy lembra que todas as propostas têm por base atender aos anseios da população, que será ouvida nas tomadas de decisões. “Queremos uma cidade com maior inclusão social e participação popular. Para isso vamos priorizar o diálogo com a sociedade, que assim poderá confiar em uma gestão transparente tanto em suas decisões quanto nas contas públicas”, finaliza.