Moradores abrigados em ginásio ganham novo lar

Um novo local, uma Vida Nova – Crédito: Sabrina Bologna

Os moradores em situação de rua abrigados no Lar das Ruas — montado no Ginásio do Jaraguá — durante a pandemia do coronavírus, ganharam um novo local para morar. O ginásio foi desativado ontem, sexta (18), e os moradores remanescentes foram transferidos esta manhã para o Vida Nova, serviço estruturado de acolhimento 24h para este público. Passaram pelo Lar das Ruas 160 pessoas entre os meses de abril e setembro, sendo 134 homens e 26 mulheres. O Ginásio do Jaraguá voltará a sua função de origem, sob responsabilidade da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras).
VIDA NOVA

Instalado na Estrada Heribaldo Zardetto de Toledo – s/nº, no bairro Parque São Jorge, o Vida Nova já contava com boa parte das pessoas em situação de rua que estavam no Lar das Ruas, além dos confinados na Casa de Passagem, também transferida para lá. O serviço é de responsabilidade da Smads (Secretaria Municipal de Assistência Social), em parceria com a APFP (Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba). Com a desativação, as equipes da Smads, que estavam se revezando para auxiliar na execução do serviço, voltam integralmente para os seus postos, em outras unidades socioassistencias.
PAPEL

Para a titular da pasta, Fabiane Fischer, o espaço cumpriu seu papel emergencial e, com a reformulação dos serviços de pessoas em situação de rua, eles saem de um espaço adaptado e vão para instalações mais perenes, qualificando o atendimento dado a este público. “Oferecemos, por um bom tempo, um serviço qualificado para esta população se proteger durante a pandemia, mas as instalações eram adaptadas. Como reformulamos os serviços oferecidos a este público, por entender que o trabalho feito durante a quarentena deveria se tornar fixo, implantamos de forma perene o serviço de acolhimento 24h num espaço estruturado para um atendimento ainda melhor”, afirmou Fabiane.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima