São Pedro: 67ª Semana Gustavo Teixeira começa nesta sexta

Atividades serão transmitidas por meio das redes sociais do Museu Gustavo Teixeira – Crédito: Divulgação/Prefeitura

A 67ª edição da Semana Gustavo Teixeira começa nesta sexta (18), em novo formato; toda a programação será virtual em decorrência da pandemia do coronavírus. Todas as atividades serão transmitidas por meio das redes sociais do Museu Gustavo Teixeira.
Na abertura, às 20h, acontece a apresentação de Pedro Aguiar sobre a vida e obra de Gustavo Teixeira, seguida da homenagem preparada pelos alunos da Emeb Professor Joaquim Norberto de Toledo. Tradicionalmente, os alunos prestam homenagem ao poeta em sua herma, localizada na praça que também tem o nome do poeta, mas, neste ano, todas as homenagens serão por meio de vídeos gravados pelos alunos, organizados pela diretora da unidade escolar, Edna Veronese e pela coordenadora pedagógica Tatiane Fabro Cyrino Galante, com apoio das professoras Doralice Zinni, Ana Paula Santi Mendes Queiroz, Cibelle Aparecida Vieira de Oliveira Pereira, Sandra Pasquina VeronezeBuratto e Juliana Madasqui.
A única apresentação ao vivo será no dia 19, às 16h, da pianista Eudóxia de Barros. O evento marca também a celebração da 14ª Primavera dos Museus. Como o tema deste ano é “Mundo Digital: Museus em Transformação”, as programações da Primavera dos Museus e da Semana Cultural vão fundir-se em uma, marcadas pelo talento da pianista.
No domingo, dia 20, às 10h, a homenagem fica por conta de Patrícia de Abreu, com a declamação cantada da poesia “A Primavera”, de Gustavo Teixeira.
Ainda na tarde do domingo, 20, a partir das 16h, o ilustrador Wilton Santos fará uma oficina de introdução ao mundo das ilustrações, carregada com a bagagem de quem faz parte do time de ilustradores da Marvel (neste link é possível conferir mais sobre Wiill em uma entrevista para o site Omelete: https://www.omelete.com.br/star-wars/star-wars-doutora-aphra-glaad-awards)
Na segunda-feira, 21, a escritora e contadora de histórias Helena Peixe oferece a história “O mosquito Zuim”, a partir das 16h. Monica Estela e André Castanho apresentam o espetáculo de teatro de sombras “Aventura Lunar”, às 20h.
No dia 22, dia em que se comemora a obra de Gustavo Teixeira, às 16h, acontecerá o anúncio dos selecionados entre os participantes da oficina de escrita criativa, promovida pela escritora Maria Helena Sato, que acontece com participação dos alunos da Emeb Abdala Rahal Farhat Neto, apoio da diretora da escola, Flávia Shimura Lopes Fernandes, da coordenadora Lígia Manfrinato Bilia Matarazzo e da professora Ana Caroline Pissolato.
TRADIÇÃO 

O Concurso de Poesias encerra a programação em grande estilo, trazendo os vencedores do concurso de declamação e de poesias inéditas. Foram 47 inscritos para a categoria de declamação de poesias gustavianas e 91 poemas inéditos.
Nos dois concursos serão premiados os três finalistas de todas as categorias. Como em 2019, a Coordenadoria de Cultura vai entregar o Troféu Maria de Lourdes Teixeira, prêmio especial criado para homenagear as escolas que participam do Concurso de Poesias Declamadas e Inéditas com o maior número de alunos.
Todos os dias, de 18 a 22 de setembro, haverá a postagem de uma poesia de Gustavo Teixeira, interpretada pela contadora de histórias Helena Peixe.
A expectativa dos organizadores é de que a população acompanhe a programação, que também ficará disponível no Facebook do Museu Gustavo Teixeira, para quem se interessar por assistir em outros horários ou rever as atividades que mais gostarem.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima