Cemitérios: Prefeitura assina contrato para mais de 118 lóculos

Construção será do Bloco D do Cemitério da Vila Rezende – Crédito: Divulgação/Prefeitura

A Prefeitura de Piracicaba, por meio do setor de Obras da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), assinou um contrato para a construção do Bloco D de lóculos no Cemitério da Vila Rezende. Com 118 novos lóculos, a obra deve começar em breve visa o melhor gerenciamento do espaço do cemitério.
Após a conclusão da obra – que terá prazo de 120 dias para execução, o Cemitério da Vila Rezende terá um total de 472 lóculos. A empresa responsável pela obra é a JM Construtora e Marmoraria Ltda, a vencedora do edital de concorrência nº 22/2020 que terá a obrigação de construir 118 “lóculos/gavetas pré-moldados em pedra ardósia”.
Construídos a partir de 2016, os Blocos A, B e C de lóculos compõem um cemitério vertical dentro do cemitério da Vila Rezende.
Os lóculos são compartimentos em forma de gavetas onde os corpos são sepultados. Além de serem uma solução para a falta de espaços em cemitérios, os lóculos são dispositivos ambientalmente corretos pois não contaminam o solo e nem o lençol freático, observa a Sedema.
“Com esta obra, Piracicaba fica melhor preparada para atender a demanda. Contamos com quatro cemitérios no município, os públicos – Saudade, Vila Rezende e Ibitiruna – e o particular – Parque da Ressurreição, além de um crematório particular (Unidas). Estamos trabalhando em conjunto com as funerárias e a Secretaria de Saúde, sempre visando atender as necessidades do município, respeitando as pessoas e o meio ambiente”, afirma o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten.
Cada bloco tem cerca de 70 metros quadrados, onde estão dispostos 118 lóculos, explica o engenheiro Márcio Antônio Maruko, chefe da divisão de Obras da Sedema. “A vantagem desse tipo de dispositivo é a otimização de espaços dentros dos cemitérios”, analisa.
Segundo Maruko, os lóculos são totalmente lacrados com “dois fechamentos, um interno com pedra ardósia, que é impermeável, e outro externo com granito”. Além disso, cada unidade/lóculo possui um sistema (tubulação e um compartimento com carvão ativado) que realiza a filtragem do odor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima