Concurso de Poesias online recebeu 138 inscrições

Livia Rodrigues Galante com a saudosa Maria do Carmo Mendes de Andrade, que será homenageada este ano

A programação da 67ª Semana Gustavo Teixeira, que será realizada de 18 a 22 de setembro e terá um novo formato em 2020 por conta da pandemia, acontecerá por meio das redes sociais do Museu Gustavo Teixeira.

Todas as atividades serão virtuais, o que inclui o Concurso de Poesias Inéditas e Gustavianas, um dos pontos altos do tradicional evento cultural da cidade e a atividade com maior envolvimento da população são-pedrense.

Com a mediação tecnológica, o Concurso ganhou a internet e os organizadores comemoram o recebimento de 91 textos inéditos, vindos não apenas de São Pedro, mas também das cidades Arandú/SP; Águas de São Pedro/SP; Belo Horizonte/MG; Brejetuba/ES; Campinas/SP; Charqueada/SP; Leme/SP; Limeira/SP; Nova Friburgo/RJ; Nova Iguaçu/RJ; Piracicaba/SP; Salvador/BA; Santa Maria da Serra/SP; São Carlos/SP; São Paulo/SP e Sumaré/SP.

Na categoria de declamação de Poesias Gustavianas foram 48 inscritos, sendo 35 deles nas duas categorias iniciais, que vão de 6 a 8 e de 9 a 11 anos.Na categoria de Poesias Inéditas, o maior número de inscritos aparece entre os que têm acima de 21 anos.

A Comissão Julgadora, que tem nomes conhecidos do público mas com algumas novidades,  selecionará os finalistas até o dia 18 de setembro de 2020. Os ganhadores serão anunciados ao público no dia 22 de setembro de 2020, por meio de uma publicação no perfil do Museu Gustavo Teixeira no Facebook, com premiação para os três primeiros em cada uma das categorias. Os vídeos com as declamações vencedoras também serão postados no perfil do Museu no mesmo dia.

Ao longo da programação da Semana Cultural 2020 acontecerá uma homenagem especial à professora Maria do Carmo Mendes de Andrade e Souza, que foi jurada do Concurso por décadas e especialista sobre a vida e obra do poeta. Ela faleceu este ano.

JURADOS 2020 – A Comissão Julgadora deste ano é formada por Maria Helena Sato, escritora afro-brasileira, mestre em Comunicação e formada em Letras e pós-graduada em Literatura, Comunicação Social e Comunicação Empresarial Internacional, com especialização em Recursos Humanos e MBA em Gestão Organizacional; Edilene Leonardi, arquiteta, escritora, amante das artes e conhecedora das poesias do poeta são-pedrense Gustavo Teixeira; Edna Bissoli, bacharel e Licenciatura em Letras, pesquisadora, compositora  amadora,  desenhista,  ilustradora editorial e conhecedora da obra de Gustavo Teixeira; Eleusis Zorzella Barbério, professora aposentada, compositora amadora gospel, nora de Ondina de Paula Teixeira – filha de Gustavo Teixeira e apreciadora da obra do poeta; Maria Aparecida Fracasse de Barros, professora, coordenadora pedagógica, escritora e folclorista e Marcos Aquino,  mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, com graduação e licenciatura plena em Filosofia pela Universidade São Judas Tadeu, docente efetivo da Rede Oficial de Ensino do Estado de São Paulo no Programa Ensino Integral e coordenador da Escola Estadual Aroldo Donizetti Leite.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima