Cíntia Pinotti participa do III Simpósio Internacional Mulheres Regentes

Esalq/USP estará representada pela maestrina Cíntia Pinotti – Crédito: Gerhard Waller

De 17 a 20 de setembro, acontecerá on-line o III Simpósio Internacional Mulheres Regentes. A atividade terá como objetivos principais congregar grupos de trabalho que desenvolvam ações para que se implementem políticas culturais de inclusão feminina na música, e elaborar um Manifesto que promova a Igualdade de oportunidades para as mulheres na música.
A Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) estará representada pela maestrina Cíntia Pinotti, convidada como palestrante em uma das mesas de discussão. Serão apresentados painéis do Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, México, Europa, USA. A coordenação geral é da Maestrina Ligia Amadio, brasileira e atual Diretora Titular e Artística da Orquestra FilarMõnica de Montevideo (Uruguai). As mesas de discussão são organizadas por afinidades temáticas, formadas por regentes que fazem palestras de cerca de 8 minutos, sobre temas por elas escolhidos.
No dia 16, das 12h às 14h, Cínita Pinotti participa da mesa Problemas e soluções para trabalhos com coros em tempo de pandemia, apresentando como tema o evento Noite de Talentos – Tempos de Pandemia. No dia 17, a maestrina participará do painel Brasil de Canto Coral, que ocorrerá das 18h às 19h30. Nesta oportunidade, debaterá a atuação da mulher na regência: como sua profissão interage com as desigualdades e contribui para a igualdade e apresentará o tema Valorizando a Noiva da Colina.
“Piracicaba é carinhosamente chamada de Noiva da Colina, inspirada num poema a ela dedicada. Na escolha do repertório para os conjuntos corais e orquestrais que trabalho, procuro incluir sempre obras dessa Mulher (a Noiva da Colina). Previamente há um trabalho de pesquisa, contextualização histórica, arranjos musicais se necessário e divulgação em apresentações e gravações, tanto da música erudita como folclórica e popular. Sempre com intuito de valorização e crescimento cultural”, conta a maestrina, que já coordenou produções de destaque nessa linha como Datas Festivas, Allexandrina in Concert – um musical piracicabano, Reboliço na Fazenda São João (musical), Cantando Piracicaba – 250 anos, Rio de Lágrimas sobre a Ponte Tião Carreiro.
Para saber mais sobre o evento, acesse: https://www.women-conductors.com/symposium-2020

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima