Apeoesp: escolas estaduais continuam sem aula

Escola Moraes Barros, no Centro de Piracicaba, registrou trabalho interno nesta quarta (9) – Crédito: Divulgação

Levantamento feito pela Subsede em Piracicaba da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) mostra que as escolas estaduais na cidade continuaram sem aulas nesta quarta (9). Para a presidenta da Apeoesp, deputada estadual Professora Bebel (PT), as comunidades escolares não endossaram a irresponsabilidade do Governo Doria, que insiste em reabrir as escolas nesse momento da pandemia do coronavírus, com Piracicaba passando de 300 mortos pela covid-19, enquanto que no Estado de São Paulo são mais de 31 mil e no Brasil são 127.571.
A Secretaria Estadual de Educação estabeleceu o retorno das aulas presenciais para reforço escolar a partir desta última terça-feira, 8 de setembro, Bebel diz que os professores sabem que não há condições de retorno das aulas presenciais neste momento. A rede estadual tem, ao todo, 5.667 escolas estaduais, mas nem todas essas unidades têm aval para abrir, já que a autorização depende das prefeituras e da permanência por 28 dias na fase amarela do plano de reabertura do governo paulista. Levantamento estadual da Apeoesp indicam que apenas 20 escolas reabriram em todo Estado.
Em defesa da vida, a Apeoesp tem recomendado a professores e alunos que não retornem às aulas presenciais. “Com certeza, esse nosso trabalho de conscientização que a Apeoesp vem realizando incessantemente surtiu efeito. No entanto, vamos continuar dialogando com professores, estudantes, funcionários, pais e responsáveis e com a sociedade em geral, para explicar que só poderemos voltar às escolas após a pandemia. Nesse momento temos que preservar as nossas vidas”, diz Bebel.
Na Escola Moraes Barros, no centro da cidade, as atividades continuam apenas internamente. A Subsede da Apeoesp apurou que a Diretoria Regional de Ensino está ainda fazendo o levantamento sobre a necessidade de adaptação das escolas.
Levantamento sobre a infraestrutura das escolas da rede estadual de São Paulo, realizado a pedido da Apeoesp pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), indica que 99% das unidades escolares não possuem enfermaria, consultório médico ou ambulatório. O estudo aponta ainda que 82% das escolas estaduais não têm mais de dois sanitários para uso dos estudantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima