Setembro Amarelo: CRCSP apoia campanha de prevenção ao suicídio

Para conscientizar a população e incentivar ações de apoio e prevenção ao suicídio, o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) criaram em 2015 a campanha Setembro Amarelo. O CRCSP, por meio da Comissão de Responsabilidade Social e Inclusão de Cidadania Fiscal (CRCSP Social), apoia a campanha, que todos os anos traz ações para incentivar o debate e materiais informativos sobre o tema.
Segunda maior causa de mortes no mundo entre jovens de 15 a 29 anos, de acordo com dados de 2019 da Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é um problema de saúde pública que acomete pessoas de todas as faixas etárias e condições sociais. A OMS estima que mais de 800 mil pessoas cometam suicídio todos os anos no mundo, sendo que no Brasil foram registrados 13.467 casos em 2016. Informações do Conselho Federal de Medicina (CFM) apontam que transtornos mentais e doenças como depressão e ansiedade são alguns dos principais fatores que predispõem as pessoas ao suicídio.
O conselheiro do CRCSP e coordenador da Comissão de Responsabilidade Social e Inclusão de Cidadania Fiscal, José Augusto Picão, ressaltou a importância de divulgar informações sobre o tema e conscientizar as pessoas sobre a gravidade do problema. “Nós nunca sabemos o que cada pessoa enfrenta. Devemos ser solidários e dar atenção àqueles que passam por problemas relacionados ao suicídio, pois podemos ser a forma que alguém precisa para manter-se vivo”, destacou o conselheiro.
Participe! Ofereça apoio a pessoas à sua volta que possam estar sofrendo e sendo acometidas por pensamentos suicidas.
Se precisar, ligue para 188 e peça ajuda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima