Malu Canto grava vídeo para a campanha Paradas pro Sucesso

Malu Canto trabalhou muito tempo como regente de canto coral – Crédito: Divulgação

Você já viu uns dos vídeos da Paradas pro Sucesso, a campanha antitabagismo que está agitando as redes sociais? Artistas renomados de Piracicaba e região gravaram vídeos com mensagens otimistas de incentivo à cessação do tabagismo. Confira a participação da pianista e regente de corais Malu Canto. “Estar na Paradas pro Sucesso é uma grande honra e oportunidade. Há uma grande afinidade desse tema com o fato de eu ser musicista. Acredito que a Música é tão importante quanto o ar que se respira”, afirma.
Malu trabalhou muito tempo como regente de canto coral e sempre defendeu a ideia da higiene vocal, incentivando os cantores a deixar o cigarro de lado. “Meu genro, tendo fumado por décadas, parou recentemente de fumar, o que foi uma grande alegria para todos! Resolveu parar quando presenciou sua mãezinha sofrer imensamente de um câncer de pulmão, vindo a falecer. Ele então decidiu que não queria isso para si”, conta.
Sobretudo nessa época de pandemia, para melhorar o seu sistema imunológico, é preciso lembrar que o tabagismo inflige aos fumantes uma chance muito maior de adoecer. A boa notícia é que o ato de parar de fumar reduz expressivamente os riscos, aumenta a expectativa e qualidade de vida e ainda devolve o bem-estar físico e emocional. “Quando o indivíduo para de fumar logo nota melhora em sua aparência. O colágeno e a elastina que dão firmeza à pele voltam a ser produzidos naturalmente sem o efeito nocivo da nicotina. A pele fica mais hidratada e mais brilhante”, diz Malu no vídeo.
Confira a seguir danos que o cigarro pode causar à pele: Códigos de barra: esse é o nome popular das linhas de expressão que se formam próximas à boca do fumante. As marcas são uma consequência da repetição de movimentos dos músculos do rosto ao tragar; Ressecamento: o tabagismo causa dano oxidativo ao organismo e liberação de radicais livres (moléculas produzidas pelo corpo que reagem com outros componentes e causam envelhecimento da pele. Eles são um dos responsáveis por uma pele mais seca. A maior produção de radicais livres inibe a produção de colágeno, proteína importante para hidratar e dar elasticidade à pele.
O tabagismo também provoca diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos, a chamada vasoconstrição. O transporte de substâncias importantes para a pele, portanto, torna-se mais difícil. Outros malefícios: Cicatrização complicada: a diminuição da capacidade de regeneração da pele é outra consequência da vasoconstrição e do aumento de radicais livres provocados pelo cigarro. Assim como substâncias hidratantes não “encontram” o caminho em meio a vasos finos, o mesmo ocorre com elementos que auxiliam na recuperação da pele; Manchas: talvez a manifestação mais evidente dos efeitos do cigarro sobre a pele, as manchas amareladas que aparecem principalmente na ponta dos dedos, são resultado da impregnação da nicotina no local. O calor do cigarro potencializa este processo; Celulite: bem mais comum entre as mulheres, a celulite é um depósito de gordura sob a pele. Suas causas são as mais variadas e incluem fatores hereditários, mas o cigarro aumenta a possibilidade de ela aparecer.
Todos os vídeos e os materiais já publicados estão no perfil do Instagram da cardiologista @julianabarbosaprevitalli. Quem se sentir preparado para fazer o tratamento do tabagismo pode procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima e perguntar pelo Programa Antitabagismo, fornecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A médica Juliana Previtalli também atende em seu consultório pacientes particulares e convênios. Cardioclin: rua Visconde do Rio Branco 1.804, no Bairro Alto. Agendamentos pelo WhatsApp: 97123-1361.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima