Moradores discutem problemas de mau cheiro

Moradores do Residencial São Francisco se reuniram com representantes da Prefeitura e do Legislativo – Foto: Daniella Oliveira

Daniella Oliveira – 

Após receber diversas reclamações sobre o mau cheiro vindo da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Horto Florestal, na última quinta-feira (3), o vereador Adriano Vitor promoveu uma breve reunião com alguns moradores do Residencial São Francisco com o presidente do Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro), Giovane Genezelli, e a coordenadora de Meio Ambiente, Waleska Pietro.

Segundo os moradores, há pelo menos dois meses, o cheiro produzido na estação ficou insuportável. “Antes a gente até sentia, mas não era tão forte. Nos últimos meses, principalmente quando o vento está para o lado do bairro, ficou praticamente insuportável ficar em casa”, disse Mariana de Oliveira, que chegou a sugerir a plantação de árvores para inibir o cheiro. “Procurei o vereador e até conversei sobre mobilizar os moradores para doação de mudas”.

No último dia 30 de julho, Adriano Vitor protocolou uma indicação para que a Prefeitura providencie uma barreira verde para conter o mau cheiro da ETE. “Já faz algum tempo que tenho recebido reclamações de moradores não apenas do São Francisco, mas também Horto Florestal, Residencial São Pedro e Botânico Mil; todos reclamam do forte odor que vem da estação”, disse, ao ressaltar a importância da reunião. “Fiz questão de convidar o Giovane e a Waleska para prestar esclarecimentos concretos aos moradores”.

Tanto Genezelli quanto Waleska pediram desculpas pelo transtorno e também paciência para o grupo de moradores, já que as obras da Estação do Horto ainda não foram concluídas. “Acredito que o problema do cheiro já está diminuindo, pois instalamos reatores provisórios enquanto trocamos a rede elétrica interna para prosseguir com as obras. Eu realmente peço desculpas e paciência para vocês, pois até o final do ano devemos concluir essa etapa de instalação dos equipamentos”, disse o presidente.

Com a elaboração de um projeto e apoio da comunidade, inclusive da área da Educação, a coordenadora do Meio Ambiente disse que é possível, sim, realizar plantio de árvores. “Tenho uma sugestão de floresta urbana, que pode envolver toda comunidade e até as crianças. Mas é preciso elaborar um projeto que seja aprovado pelo Município, para que outras gestões mantenham o compromisso de cuidar do espaço”, declarou Waleska.

Saaesp iniciou a instalação de uma peneira rotativa na ETE do Horto Florestal

Em abril deste ano, a Prefeitura divulgou que a nova Estação de Tratamento de Esgoto em São Pedro (ETE – Samambaia) começou a funcionar em caráter experimental. Com recurso de aproximadamente 14,3 milhões para a construção, junto com a Estação do Horto Florestal, a expectativa do Poder Público é de tratar cerca de 100% do esgoto produzido na cidade. Por meio do Programa Água Limpa, a Estância faz parte do grupo de 21 municípios do interior paulista que recebeu projetos de adequação, ampliação e construção para ETEs.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima