Projeto Jovens Músicos homenageia a cidade nas redes sociais

Com participação de 40 pessoas, coral virtual canta hino de Piracicaba em vídeo que homenageia a cidade – Crédito: Divulgação

Piracicaba completou 253 anos no último mês e para comemorar a data, o Projeto Jovens Músicos usou a arte para homenagear a cidade. Em forma de vídeo, um coral virtual, formado por 40 piracicabanos de nascimento e de coração, gravou uma versão de “Piracicaba”, canção de Tonico e Tinoco, que ficou conhecida como hino do município. O vídeo foi divulgado no dia 31 de agosto e está disponível nas plataformas digitais do projeto no Facebook, Instagram e YouTube. A gravação contou o apoio de empresas, como o Café Morro Grande, que incentiva a arte e as manifestações culturais.
Para realizar a homenagem, o Projeto lançou, no início de agosto, um convite aberto ao público para participação em um vídeo musical em seu site e redes sociais. Diversas pessoas, de várias faixas etárias, se inscreveram na ação. Com arranjo de Jether Garotti Junior e regência de Anderson de Oliveira, o clipe foi produzido com os vídeos enviados pelos participantes, que receberam um áudio-base e letra para cantar o hino e gravaram suas vozes em câmera de celular. A voz-guia da versão criada para homenagear a cidade é da soprano Raíssa Amaral, responsável pela direção vocal do vídeo.
Segundo o maestro Anderson de Oliveira, coordenador do Projeto Jovens Músicos, a homenagem é uma maneira de agradecer a cidade onde está situada a iniciativa sem fins lucrativos, que há dez anos leva o ensino gratuito da música de concerto para crianças e jovens de Piracicaba e região. “Pensamos em realizar esta ação para comemorar e agradecer as empresas que contribuem e a comunidade”, afirma o músico. Entre seus apoiadores, o Projeto conta com a parceria do Café Morro Grande, que há muitos anos contribui com a iniciativa.
“Por conta desse momento de pandemia, convidamos a população para participar da vida cultural da cidade. O resultado é a demonstração de nosso afeto para com a cidade onde o Projeto Jovens Músicos tem suas raízes”, declara Oliveira.

SOBRE O PROJETO JOVENS MÚSICOS 

A iniciativa foi criada com o objetivo de promover democratização, educação e inclusão por meio da música. Desde sua fundação, o Projeto permite o acesso à arte a centenas de crianças e jovens com aulas gratuitas de música e concertos didáticos. Também, oferece aulas de iniciação musical a centenas de alunos das escolas públicas da rede estadual de ensino.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima