Grupos de Apoio (I)

Como o tráfico de drogas é financiado pelo dependente químico que a consome, o foco do artigo é sobre eles ou sua família. Os sintomas sociais variam, mas a família é comum a quase todos. Na formação como pessoas, nossos valores, caráter e personalidade variam de acordo com circunstâncias e contexto sócio histórico de onde nos desenvolvemos. É onde se origina a doença social.

Na dependência química há três tipos de prevenção contra seu uso e abuso: prevenção primária, secundária e terciária. Quando a dependência já está instalada aplica-se a terciária, e nisso os grupos de apoio são fortes aliados.

Nem todo caso necessariamente passa por uma casa de recuperação para adictos, assim como fazê-lo e não tratar da família (co-dependente) de nada vale. O ambiente está adoecido, e junto com ele a família deve procurar meios de se “curar” para evitar que em seu retorno o dependente encontre o ambiente mais propício possível para a recaída.

No desenvolvimento da co-dependência ficaram doentes e sem perceber moldaram suas vidas para acolher um dependente. No intuito de protegê-lo proporcionaram-no acomodação ao seu problema. Os grupos de apoio estão preparados para acolherem familiares separadamente dos dependentes, pois a doença de cada um enfrenta diferentes vicissitudes.

 

___

“Ao tomar uma decisão de menor importância, eu descobri que é sempre vantajoso considerar todos os prós e contras. Em assuntos vitais, no entanto, tais como a escolha de um companheiro ou profissão, a decisão deve vir do inconsciente, de algum lugar dentro de nós”.(Sigmund Freud)

 ___

A modernidade e a tecnologia despertaram-me a vontade de estudar Psicologia, talvez a profissão mais atual. Quando a cabeça entra em colapso recorre-se aos profissionais, assim como ao técnico de informática para problemas do computador. Uma sociedade complexa necessita de adaptações. Com a facilidade de cursos universitários on-line resolvi tentar.Estou certa ou apenas impressionada pela mídia?Dóris.

 

A tendência da sociedade realmente é para um aumento na demanda de saúde mental pelos motivos já expostos. Há novos paradigmas sociais abrindo espaços para novos sintomas. Urge um novo olhar. Uma grande responsável por essa mudança é a globalização, outra é a entrada da mulher no mercado. Refiro-me às suas consequências (filhos educados por escolas infantis, por exemplo). Os jovens de 20 e poucos de hoje foram educados assim.

Surgem a depressão, síndromes diversas, distúrbios alimentares, etc. O uso e abuso de drogas é qualitativamente diferente de quando tínhamos ideais norteadores de nossa vida. A sociedade perdeu a referência paterna, perdeu a bússola.

Cursos online não se comparam aos tradicionais, mas é uma alternativa para algumas situações, mas em seu caso acho muito interessante. Mantém-se ativa, atualiza-se e realiza um sonho, já que mantém um ‘namoro’ com a Psicologia há algum tempo. O que será que se esconde nesse desejo?

___

Leitor: Opine, critique, sugira temas nesse espaço. Use até 200 toques. Sigilo absoluto.

 

Blog:  http://pedrogobett.blogspot.com/

Facebook:fb.com/psicopontocom

E-mail: [email protected]

Correspondência: Praça José Bonifácio, 799

13.400-340 – Piracicaba/SP – (19) 99497-9430

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima