A pandemia do coronavírus, que estamos atravessando, trouxe à baila, em decorrência do isolamento forçado, que atingiu todas as escolas, a experiência entre o ensino presencial, aquele em que o aluno frequenta aulas no estabelecimento escolar, e o ensino remoto, aquele em que o discente aprende fora da escola.
Agora, com a experiência, tanto do ensino totalmente remoto, como o totalmente presencial, chegou-se à conclusão de que é possível combinar o melhor de ambos os sistemas.
Com as portas fechadas das escolas, as aulas precisam ser adaptadas, para ocorrer à distância ou planejadas para compensação, em futuro incerto. Resultados de pesquisa recente, pela Global Learner Survey, mostraram que 90% (noventa por cento) dos estudantes acreditam que não só o ensino superior, como também o fundamental e médio, irão se valer de metodologias do ensino à distância.
A experiência desses meses, sem aulas, indicou que a forma de aprender e ensinar deve mudar, prevendo-se uma grade em que predomina a mescla de atividades presenciais e virtuais, estabelecendo novo planejamento de como organizar o conteúdo das aulas.
Os momentos em sala de aula são fundamentais, para qualquer curso, devendo-se combinar os sistemas presencial e o remoto, ferramenta a viger em todos os cursos, sendo indispensável e imprescindível a adesão dos docentes, para estabelecer novo planejamento de como organizar o conteúdo das aulas.
É válido lembrar que há ferramentas criadas para atender, especificamente, as necessidades educacionais, além das utilizadas, no âmbito corporativo e pedagógico, adaptadas para uso educacional.
Preciso é não esquecer que as práticas pedagógicas são diferentes, no ensino presencial e no remoto. No ensino presencial, as aulas seguem expositivas, durante a maior parte do tempo; já o ensino remoto privilegia participação mais ativa e colaborativa dos estudantes, em que há maior interação e discussão, com o conhecimento construído colaborativamente.
O longo período da pandemia acelerou e exigiu o emprego de novas metodologias, sendo certo que o ensino superior, o médio e o fundamental irão se valer cada vez mais da metodologia do ensino remoto daqui para frente.
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Frederico Alberto Blaauw é mestre em Direito Comercial, advogado e consultor de empresas, professor de Direito Empresarial.