Professores fazem ato ecumênico pela defesa da vida na Praça da República

Em defesa da vida, a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) promove nesta sexta (28), ato ecumênico, em São Paulo, na Praça da República, em frente à Secretaria Estadual de Educação, das 17 às 19h15. O ato, como destaca a presidenta da Apeoesp, a deputada estadual Professora Bebel (PT), faz parte da mobilização da categoria contra a volta das aulas presenciais programada pelo governo estadual para o dia cinco de outubro.
Bebel diz que é necessário, nesse momento, diante da pandemia do coronavírus preservar vidas e mobilizar a sociedade para se somar à luta dos professores que não querem o retorno das aulas presenciais nesse momento, uma vez que isso só irá contribuir para aumentar o número de infectados. “Temos que fazer um contraponto, uma vez que o secretário estadual de Educação, Rossieli Soare, está fazendo uma queda de braços macabra a sociedade paulista. Forçar uma volta às aulas sem cumprir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de uma irresponsabilidade atroz”, diz.

Pior, ainda, de acordo com ela, é programar o retorno das aulas sem um plano. “Quantos alunos estão no grupo de risco? Quantos professores? Quantos servidores da Educação? Nenhum dado. Nenhuma palavra sobre como deverão ser os prédios escolares e salas de aula daqui em diante. Como acreditar em disponibilidade de equipamentos de proteção e insumos de higiene se escolas sequer têm papel higiênico?”, ressalta.
Por outro lado, a deputada diz que nenhum prefeito está manifestando apoio a essa medida insensata. “Mas ele (Rossieli Soares) segue desejando o retorno assassino às aulas presenciais. O secretário Rossieli parece não ter aprendido nada no período em que foi acometido pela COVID-19, inclusive com internação hospitalar. Talvez porque no caso dele, os leitos dos hospitais privados estejam à disposição. O que farão aqueles que forem infectados pela sua irresponsabilidade?”, questiona.

PROGRAMAÇÃO

Abertura do ato ecumênico será feito pela Professora Bebel e entidades presentes, seguida da apresentação da pesquisa desenvolvida pela Apeoesp/Instituto dos Arquitetos do Brasil e de proposta de Manual para Escolas Saudáveis. O ato ecumênico terá velas acesas ao anoitecer e participações dos seguintes convidados: matriz africana: Pai Celso; católica: padre José Enes de Jesus – pároco da Paróquia Nossa Senhora de Casaluce; evangélica: Pastor Jair Alves – Igreja Metodista; muçulmana: Sheikh Wafi Farah – Mesquita Maria, Mãe de Jesus. Também foram convidados representantes dos budistas e judaicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima