Alienação Parental (IV) – Efeitos na Criança

Decorrente da campanha do alienante, a criança vítima da alienação parental demonstra constante ódio do alienado e sua família. Recusa qualquer tipo de comunicação e nutre sentimentos e crenças negativos sobre o mesmo. São mais predispostas à depressão, ansiedade e pânico. O álcool e outras drogas podem surgir para atenuar sentimentos de culpa que carregam por esses fatores. O índice de suicídio é mais alto, apresentam baixa autoestima e encontram dificuldades em estabelecer relações estáveis na vida adulta. Pela desqualificação do genitor (pai, por ex.) ocorrem problemas de gênero e generalizam sua problemática aos homens.

Pais com filhos em alienação parental devem buscar auxílio psicológico e jurídico o quanto antes possível, além de procurar informações sobre o problema. A alienação parental é encarada como um problema social e traz consequências futuras atingindo a pessoa na formação de sua personalidade e definindo-a relativamente.

Estatisticamente 80% dos filhos de pais divorciados já sofreram algum tipo de alienação parental, e estima-se que mais de 20 milhões de crianças ainda sofram dela.

Ao contrário do que se cria já se sabe que tanto o pai quanto a mãe, mesmo exercendo papéis diferentes, são igualmente necessários para o bom desenvolvimento da criança.

 

___

“Existem certos homens que não contam com a admiração de seus contemporâneos, embora a grandeza deles repouse em atributos e realizações completamente estranhos aos objetivos e aos ideais da multidão”. (Sigmund Freud)

 ___

 

Fiquei casada cinco anos. Ele que era um ano mais novo e muito amável mudou repentinamente. Chegou com batom na blusa e eu saí de casa. Depois disso sempre ficava mal após conversar online. Fiquei sabendo que me traía muito e fazia questão de contar a todos. Casou-se no civil e no religioso dois meses depois. Após um ano emagreci 25 kg, melhorei minha autoestima, mas mesmo interessada em uma pessoa tenho medo de chegar junto. Seria trauma?

Célia, 25.

 

Você deveria ter uns 18 anos, não? E ele mais novo. O que se sabe da vida nessa idade? Bem, casaram-se. Mas um casamento necessita de um projeto de vida juntos, de mentes maduras, preparadas para as tempestades que dele advém.

A passionalidade que caracteriza essa fase não nos permite uma avaliação precisa da realidade e as coisas aconteceram imatura e prematuramente tendo como decorrência sucessivas traições. O sonho do casamento dourado naufragou e se você permitir, novas possibilidades também. Se a cada nova tentativa de envolvimento suas experiências de traições se aflorarem terá sua vida afetiva congelada nessa história. Percebe-se em sua descrição que acompanha a vida dele meio a distância, denotando a não ruptura de seus afetos.

Mas não se pode associar esse medo de chegar junto a essa experiência ruim. Todos, de alguma forma temos esse medo, o de sermos rejeitados, reprovados por quem desejamos. Talvez tenha algo com sua obesidade.

 

___

 

Leitor: Opine, critique, sugira temas nesse espaço. Use até 200 toques. Sigilo absoluto.

 

Blog:  http://pedrogobett.blogspot.com/

Facebook:fb.com/psicopontocom

E-mail: [email protected]

Correspondência: Praça José Bonifácio, 799

13.400-340 – Piracicaba/SP – (19) 99497-9430

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima