Mauricio Picazo Galhardo

CANA DE AÇÚCAR

A safra 2020/21 de cana-de-açúcar no Brasil deve chegar a de 642,1 milhões de toneladas, com leve retração de 0,1% em relação à temporada anterior. Com esse volume de cana, deve ser alcançado o recorde de 39,3 milhões de toneladas de açúcar. Desta forma, o Brasil se tornará o maior produtor do mundo por dois anos seguidos.

 

BIOLÓGICO

Ato do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária, foi publicado no Diário Oficial da União, e traz o registro de 28 produtos formulados, ou seja, defensivos agrícolas que efetivamente estarão disponíveis para uso pelos agricultores.

 

HORTALIÇAS

Os preços das hortaliças apresentaram tendências de queda, no mês de julho, nas principais centrais de abastecimento do país (Ceasas), conforme Boletim do Programa de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A batata apresentou a maior redução, depois de uma variação de alta no mês de maio.

 

PRIMEIRO

O Brasil será o primeiro país da América Latina a receber soluções de tecnologia digital para o desenvolvimento agrícola promovido pelo Prêmio Nobel de Economia de 2019 Michael Kremer. O foco inicial será o atendimento remoto a pequenos produtores, que vivem da criação de caprinos e ovinos e do cultivo de milho e feijão a agricultores familiares do Nordeste do Brasil.

 

FUNCIONALISMO

A Frente Parlamentar da Agropecuária, composta por 284 membros, foi favorável à decisão da Presidência da República de vetar o trecho que garantia aumento para servidores públicos, o impacto orçamentário chega a R$ 120 bilhões.

 

CONSULTOR

O ex-ministro e ex-deputado federal Aldo Rebelo acaba de assumir um novo desafio. A partir deste mês de agosto, vai atuar como consultor da Sociedade Rural Brasileira. O primeiro desafio será representar a entidade na audiência pública marcada para os dias 21 e 22 de setembro no Supremo Tribunal Federal onde será discutida o tema da utilização dos recursos do Fundo Nacional sobre Mudanças do Clima (Fundo Clima).

 

DESCONTO

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu, uma conversa ao vivo pelas redes sociais para discutir sobre a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e os descontos especiais nas tarifas de energia elétrica para uso na irrigação.

 

COLABORAÇÃO

A Embrapa e a Academia Chinesa de Ciências (CAS) realizaram workshop para elaboração de uma agenda conjunta de pesquisa e desenvolvimento na área de genômica avançada para a cultura da soja. A iniciativa é a primeira atividade após a assinatura, do memorando conjunto de entendimento entre a Embrapa e o Inaseed (Instituto de Genética e Desenvolvimento Biológico) da Academia Chinesa de Ciências, durante encontro dos presidentes da China e do Brasil em Pequim em 2019.

 

AMAZÔNIA+21

A emissora de TV Agro Mais transmitiu o primeiro encontro preparatório ao Fórum Amazônia+21. Participaram do evento o vice-presidente da República e presidente do Conselho da Amazônia Legal, general Hamilton Mourão. O jornalista Marcelo D’angelo, da BandNews TV, foi o mediador.

 

DESBUROCRATIZAÇÃO

O agronegócio é o setor mais privado da economia e, por isso, uma gestão eficiente do poder público se traduz pela menor interferência burocrática, sem abrir mão da regulação necessária para garantir a segurança da produção. Segundo dados do The Global Competitiveness Report 2019, publicado pelo World Economic Forum (WEF), de um total de 141 países, o Brasil ocupa a 71ª posição no ranking de competitividade. Isso se deve em grande parte pela chamada “burocracia” brasileira, informou a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

 

BANCOS PÚBLICOS

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participou de uma live com representantes do Banco Itaú BBA. Para a ministra, o papel dos bancos privados é fundamental para incentivar a produção sustentável no país.  Para a ministra, é preciso dar respaldo para que os produtores que estão na Amazônia tenham alguma vantagem para poder produzir de maneira sustentável.

 

Email: [email protected]

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima