Mestre Fofão é pré-candidato a vereador

Pelo Partido Liberal (PL), mestre Fofão quer trabalhar com projetos sociais nas áreas do esporte, educação e saúde – foto: Daniella Oliveira

Daniella Oliveira

Rodrigo de Carvalho, conhecido como Mestre Fofão, quer muito mais do que levar esporte e cultura por meio da capoeira para seus alunos e familiares. Envolvido em projetos sociais desde 2002, agora ele também espera contribuir com a sociedade de forma mais ativa na área política de São Pedro. ele irá disputar as eleições deste ano para o cargo de vereador.

Casado, pai de duas filhas, Fofão também trabalha na área de construção civil como pintor. “Ainda pretendo fazer uma faculdade, pois gosto muito de aprender”, contou, ao ressaltar a paixão pela capoeira. “Desde 2002 realizo um projeto social no bairro São Dimas. Uso a capoeira como parte cultural e esportiva para mostrar os valores que agregam na riqueza da cultura afro-brasileira”.

Apaixonado por esportes e desde os 13 anos convivendo com a capoeira, no projeto Educarte Para a Vida, Mestre Fofão ensina gratuitamente dezenas de jovens. “Nesse projeto a gente cobra dos alunos boas notas, bom comportamento na escola, boa conduta no dia a dia. A pretensão maior é ensinar essas crianças a serem pessoas do bem no futuro”.

Através do esporte, Fofão acredita que é possível desenvolver ações importantes que englobam não apenas a ação social em si, mas benefícios para educação e saúde. “Também tenho várias proposta para área do Turismo e emprego para os jovens. Adoro São Pedro. Sou fascinado por essa cidade”, justificou sua intenção como pré-candidato.

Além da responsabilidade de fiscalizar as ações do Executivo, buscar recursos para o município, propor projetos de interesse de todos – inclusive para quem tem necessidades especiais e precisa de mais acessibilidade – , Mestre Fofão disse que ouvir a opinião e os anseios da população fará parte de sua rotina caso seja eleito. “Quero buscar novas idéias, sugestões de propostas e estar sempre aberto ao diálogo”.

Presidente do Centro Cultural Legado Negro Capoeira, que engloba sete cidades da região e a capital paulista, Fofão trouxe para São Pedro o primeiro campeonato de capoeira com cerca de 150 competidores de várias cidades. “Temos o Movimento Cultural, que acontece na praça Santa Cruz, com diversas apresentações. As rodas de capoeira, com batizados e muitas atividades. E também um evento no bairro São Dimas, onde atendemos cerca de 400 crianças na Semana das Crianças, com brincadeiras, pula-pula, pipoca, doces”.

PROJETOS – Com apoio de outros parlamentares, Fofão pretende criar o Centro de Atendimento Socioeducativo, com ações mais amplas na área da educação, cultura e esportes em período integral. “Além de atender as crianças, tentar trazer as famílias para mais perto com instruções; sempre pensando nas crianças com maior risco de vulnerabilidade, como no caso do bairro São Dimas”.

Apesar de não poupar elogios para atual administração pública e citar inúmeras melhoras nas áreas da saúde, saneamento, educação, esportes, cultura, segurança e infraestrutura, Mestre Fofão acredita que é possível melhorar ainda mais por meio da capacitação de profissionais e melhor remuneração.

“A única coisa que eu acho que falta é ter pessoas mais qualificadas nos projetos, nas escolas. Além de oferecer mais oportunidades de empregos para quem trabalha, por exemplo, como artes marciais, jiu-jitsu, capoeira, judô, futebol, música, dança e teatro; com valorização do trabalho e remuneração para esses profissionais. Proponho que sejam feitos vestiários nessas quadras cobertas e vazias para realização de diversas atividades esportivas após do horário da escola”.

Com apoio da Prefeitura e também dos comerciantes, além de sugerir melhorias e revitalizações em pontos turísticos da cidade, com novos atrativos, Mestre Fofão pensa em projetos de capacitações para os estudantes. “Temos pessoas muito talentosas que precisam de apoio para despontar no mundo do esporte e da cultura”.

Assim como qualquer projeto na vida, ele diz que ter coragem é o principal desafio para um representante do Legislativo. “Em São Pedro ou em qualquer município, é preciso ter coragem para trabalhar para os outros. Ter coragem, ser dinâmico, transparente, atuante, sincero, sem falsas promessas, sem mentiras para os eleitores e mostrar uma nova cara, mudar essa Câmara Municipal”.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima