Simone Dante é pré-candidata ao Legislativo

Pelo partido Podemos, Simone Dante irá concorrer sua primeira eleição na estância de São Pedro – Foto: Daniella Oliveira

Daniella Oliveira – 

Há mais de 20 anos na área da estética, Simone Rinaldi Dante – conhecida pela experiência como diretora de vendas de uma multinacional americana que empodera mulheres-, é pré-candidata a vereadora em São Pedro. Pelo partido Podemos, ela conta que o interesse na área política surgiu ao notar a ausência de mulheres no atual cenário político do Brasil.

Com uma visão diferenciada, Simone Dante acredita que para conquistar um lugar na política, não basta somente erguer uma bandeira. “A grande luta de nós mulheres é conquistarmos o nosso lugar na política, e não adianta de nada nós erguermos uma bandeira dessas se não quisermos participar. Por isso decidi participar, levantando essa bandeira e trazer comigo o olhar feminino para o universo político”.

Para pré-candidata, a mulher é a grande cuidadora da sociedade. “Quem acaba cuidando dos filhos, dos idosos, dos doentes e em maioria somos nós mulheres. A mulher tem o dom de cuidar, é inerente a nós e é esse olhar de cuidadora, esse olhar materno, que cada vez mais precisa estar presente na política. O olhar da mulher é mais ideológico, menos pragmático, mais sensível. E é por isso que faz diferença na política”.

Apesar de ser sua primeira vez nas eleições, Simone Dante fala que é possível fazer a diferença simplesmente pela natureza feminina. “Eu sei que é sacrificante para nós (mulheres) deixarmos nossas famílias e trabalho para ingressar na política, mas somos por natureza multitarefas, conseguimos gerenciar naturalmente nossa vida para cuidarmos de várias coisas ao mesmo tempo, isso é muito natural”.

Pandemia e proteção à mulher –  Simone Dante, que se considera uma pessoa extremamente positiva, analisa que esse período de pandemia também é possível encontrar aspectos positivos. “Hoje, muitas pessoas estão tendo a oportunidade de olhar para dentro e dar uma atenção muito maior para suas famílias, percebendo inclusive que trabalhos que antes nos levava a horas fora de casa, podem ser feitos tranquilamente em nossas casas. Muitas pessoas se adaptaram rapidamente e encontraram oportunidade nesse momento”.

Para ela, o aumento da violência doméstica contra as mulheres, o desemprego, o medo da escassez, e o medo de contrair o vírus têm causado grandes danos para sociedade. “Preocupo-me muito com o que estamos fazendo, efetivamente, com esse aumento. Não vejo hoje ações efetivas nesse sentido e é mais do que emergencial cuidarmos desse aspecto. Muitas mulheres precisam de ajuda. Muitas mulheres que sofreram violência física ou psicológica dentro de suas casas dependem do agressor financeiramente e, às vezes, vão até um hospital, mas não registram suas queixas na delegacia por medo e por entender que isso, em alguns momentos, poderá piorar sua situação por ela simplesmente não ter para onde ir”.

Com representante do Legislativo, ela sugere um projeto que atenda essas mulheres de forma imediata. “Precisamos de protocolos de atendimentos dentro da UPA para as mulheres que sofrem esse tipo de violência ou diversos tipos de abuso e tem medo de ir até a Delegacia. Precisamos de abrigos que possam acolher essas mulheres no exato momento que isso acontece. Esses abrigos necessitam ser protegidos, num local adequado para poderem levar seus filhos com dignidade. Precisamos cuidar, encaminhá-las para sociedade e, acima de tudo, protegermos essas mulheres e crianças”.

Turismo e comércio – Ciente de que o isolamento social é a melhor maneira de se prevenir do novo coronavirus, Simone Dante, que é de família de comerciantes, também fala das dificuldades neste período. “É muito triste vermos tantos comércios fechados definitivamente em São Pedro. Os comerciantes gritam por socorro, mas eles também gritavam antes, esses que fecharam já enfrentavam grande dificuldade anteriormente. Nossa Prefeitura precisa olhar para isso com muita atenção pós-pandemia. Precisamos ajudar esses empresários imediatamente e no ano que se segue com medidas certeiras”.

É fundamental, segundo a esteticista, ter uma olhar mais sensível para área do Turismo. “Temos que aumentar o fluxo de pessoas em São Pedro quando acabar o isolamento e trazer turistas consumidores na cidade, e para isso é preciso tornar a cidade mais atraente. Os turistas sobem a serra atualmente aos domingos e lá ficam. Precisa ser restabelecida a característica de estância do bordado, incluindo não só o ecoturismo, mas o bordado em nossas programações”, disse, ao ressaltar um projeto de valorização e capacitação para os profissionais dessa área.

Apesar de citar importantes melhorias na área da Saúde nos últimos anos, Simone Dante diz que é preocupante a atual situação da Unidade Mista e Integrada da Saúde (Umis). “Precisamos reestruturar a Umis, reciclar e capacitar os funcionários para melhor atender a população, aumentar os atendimentos médicos, fazer com que se tornem mais rápidos e de qualidade. O Centro de Pequenas Cirurgias da Umis precisa ser reestruturado. A população depende e muito desse local e a atual estrutura é ultrapassada e longe de um atendimento de qualidade; isso acontece também nas UBS, ausência de alguns profissionais e demora nos agendamentos. Não podemos mais permitir isso em nossa cidade”.

Educação e emprego – Na Educação, é preciso valorizar os professores com salários compatíveis a sua importância. “Vejo claramente muitos professores trabalhando em várias escolas em cargas horárias absurdas para ter o mínimo de condição de sustentar suas famílias. Isso não pode acontecer, pois a educação é o futuro de nosso país. Professores bem remunerados e capacitados formam nossos jovens para um futuro prospero para nossa cidade”, analisou, ao destacar na tecnologia nas salas de aula. “Em relação as nossas escolas, a tecnologia de qualidade precisa estar presente em todas as escolas para a evolução da educação. Com a pandemia percebemos que a internet precisa ser incorporada na rotina de cada aluno, como componente obrigatório na educação”.

O desemprego, principalmente para os jovens, são reclamações constantes em São Pedro. Simone Dante espera que o município crie mais oportunidades.  “Dói para nós, pais, sabermos que eles estudam e precisam ir embora de São Pedro para buscar as oportunidades. Nossos jovens precisam ter oportunidades perto de suas famílias, na cidade em que nasceram. É preciso ter um plano de desenvolvimento sustentável, onde beneficie empresas com benefícios fiscais, empresas que se estabeleçam na cidade para aumentar o emprego sem danificar a estrutura e a característica turística. Isso é possível e emergencial para os munícipes. Precisamos trazer esperança para nossos jovens”.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima