Hospital Unimed Piracicaba alerta para tratamento da Covid-19

Daniel Valim é médico cooperado e coordenador da Universidade Corporativa da Instituição – Crédito: Acervo pessoal

O Hospital Unimed Piracicaba, seguindo a tendência mundial, começou a utilizar medicamentos com as substâncias hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina no tratamento de pacientes com Covid-19. De acordo com o médico cooperado e coordenador da Universidade Corporativa da Instituição, Daniel Valim, todos esses medicamentos – além de outros tantos que polemizaram mundo afora, infelizmente, não reduziram a mortalidade relacionada ao vírus, sendo desaconselhados por órgãos de saúde nacional e internacional.
“Hoje, podemos afirmar com segurança e dados científicos que não há uma droga disponível com ação direta à doença. Nossa instituição prima por referências atuais e fundamentos científicos. Porém, isso não significa que não houve avanços significativos no tratamento. Muito pelo contrário”, disse Daniel Valim.
Como em outros casos na história da medicina, o tempo tem ensinado sobre a nova doença e como combatê-la. “O tratamento efetivo mostrou ser baseado em técnicas e medicações que já conhecíamos, porém foram adaptados para o combate não ao vírus diretamente, mas aos seus efeitos no organismo”, ressaltou o médico.
Dentre as ações no Hospital Unimed Piracicaba, destaque para as técnicas de ventilação, baseadas na pronação – quando o paciente é colocado de bruços por longos períodos e capaz de aumentar em até 50% a capacidade de oxigenação dos pulmões. “Isso pode ser feito tanto em pacientes na UTI quanto em enfermaria. Outros medicamentos que diminuem o risco de complicações, como trombose e uma resposta inflamatória exacerbada, também se mostraram eficazes, porém são úteis apenas em casos graves. O uso em quadros leves não apresenta benefícios, podendo levar, inclusive, a outras complicações e piora do quadro respiratório”, contou Valim.
Mas, o maior avanço no tratamento do coronavírus se deve, ainda, à integração entre busca constante pelo conhecimento, comprometimento das equipes assistencial e administrativo, além da estrutura tecnológica oferecida. E estes quesitos têm sido o diferencial da Unimed Piracicaba no combate à Covid-19. “Contratamos também o serviço do Hospital Albert Einstein, que possibilita a troca de experiências e discussões de casos em conjunto, trazendo mais qualidade e individualização ao tratamento oferecido”, destacou o médico.
O novo serviço foi implantado pelo Centro de Excelência Médica da Unimed Piracicaba, formado por equipe médica de diversas especialidades, responsável pela atualização de protocolos e de equipe de análises estatísticas e de desfechos clínicos em tempo real, que norteia ações estratégicas da iniciativa.
Além disso, o centro médico conta com equipamentos de última geração e alta tecnologia, que auxiliam no diagnóstico e decisão do tratamento pela equipe médica. “Estruturamos uma equipe assistencial altamente especializada, capacitada e comprometida, localizadas em setores chaves na condução desses casos, como pronto atendimento, enfermarias e unidades de terapia intensiva. O trabalho em equipe e atuação multidisciplinar tem sido fundamental para o resultado até aqui alcançado”, detalhou Valim.
Resultados esses que orgulham a instituição que completa, em dezembro, 50 anos, pois inclui desde o alto índice de testagens na região até a taxa de cura nos níveis dos grandes serviços de referência mundial, além do número de mortalidade – inferior à média nacional, apenas 1%. “E a Unimed Piracicaba continua nessa luta, aperfeiçoando e buscando sempre as melhores evidências de tratamentos disponíveis no mundo”, enfatizou Valim.
DADOS UNIMED

Até nessa sexta-feira (14), os dados da Unimed eram: pacientes atendidos – 13.424; pacientes testados – 8.641; pacientes suspeitos – 246; pacientes descartados – 4.945; pacientes que aguardam resultado – 246; pacientes confirmados – 3.450; pacientes internados na enfermaria – 9; pacientes internados na UTI – 14; pacientes recuperados – 3.043; óbitos – 43.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima