Ações nos lares de idosos ajudaram a conter pandemia

Durante a pandemia de coronavírus em Piracicaba, o governo municipal, por intermédio da Secretaria de Saúde, tem trabalhado em parceria com as Ilpi (Instituições de Longa Permanência para Idosos) e com o Conselho Municipal dos Idosos a fim de conter a expansão da Covid-19 nesses lares. O fato de os idosos serem altamente vulneráveis às complicações da doença exigiu uma operação rápida da VE (Vigilância Epidemiológica) e do Departamento de Atenção Básica para o diagnóstico e o estabelecimento de estratégias de controle.
Essas unidades são autônomas e a maioria, de cunho privado. Por isso, coube aos profissionais da Secretaria de Saúde dar suporte técnico, com enfermeiros e técnicos, para vacinação contra a gripe, realizar testagem rápida e PCR para diagnóstico da Covid-19, definir critérios de isolamento, observação e alta, a fim de que as próprias entidades dessem sequência ao trabalho proposto. No caso específico do Lar Betel, houve a necessidade de atuação in loco devido à proporção do contágio e a novidade do fenômeno, que pegou a instituição de surpresa, uma vez que foi a primeira a registrar casos positivos da Covid-19 entre seus moradores e profissionais.
Piracicaba conta com 27 ILPI cadastradas, onde vivem 899 idosos e trabalham cerca de 630 funcionários. Desde o início da pandemia, 293 pessoas deste universo de abrangência testaram positivo para a Covid-19, sendo 189 idosos e 104 funcionários, com 53 óbitos de idosos. Até essa terça-feira (11), o Lar Betel contabilizava 12 óbitos, Bem Viver, 6 óbitos; Lar dos Velhinhos, 31 óbitos; Convívio Mundo Melhor, 2 óbitos; e Terça da Serra e Gran Giardino, 1 óbito cada.
Deste universo, 575 idosos e 540 funcionários testaram negativo para a Covid-19. O Conselho Municipal do Idoso tem mantido contato com essas instituições ao longo de toda a pandemia a fim de orientá-las sobre novas medidas e facilitar a interação com o poder público. Os que testaram positivo e ficaram de quarentena, passaram por retestagem imunológica para voltar à convivência coletiva.
Para o secretário municipal de Saúde, Pedro Mello, o envelhecimento da população é uma característica natural das cidades mais antigas e desenvolvidas, como Piracicaba. “Cabe ao poder público se atentar para esse fator e definir políticas públicas para atender esse público específico, como temos feito na Atenção Básica e nos núcleos de especialidades”, disse.
Ainda segundo o secretário, “no caso de uma pandemia, como a da Covid-19, há a necessidade de um trabalho coletivo de coordenação e ações imediatas, sempre orientadas em protocolos estaduais e federais, como temos desenvolvido”.
Pedro Mello disse ainda acreditar que a Secretaria de Saúde está no caminho certo, apesar da falta de estudos seguros sobre a doença. “Esperamos superar essa fase, para que possamos votar à normalidade o mais rápido possível. Mas isso requer também a colaboração de toda a sociedade, com medidas saneadoras de distanciamento social, uso de máscaras, lavar as mãos com água e sabão e o uso de álcool em gel. A conscientização deve ser de todos”, ressaltou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima