UTI de Laranjal Paulista começa a funcionar na próxima semana

O último passo para a instalação da tão aguardada UTI – Crédito: Divulgação

O último passo para a instalação da tão aguardada UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). O prefeito municipal, Alcides de Moura Campos Junior – que é médico –, acaba de assinar o termo de colaboração para instalação da Unidade de Terapia Intensiva para Covid-19 na Santa Casa de Laranjal Paulista. Pelo documento, a Prefeitura de Laranjal Paulista se compromete, pelo período inicial de três meses, a arcar com custos da equipe médica, paramédicos e insumos. O repasse total passa dos R$ 700 mil.
A assinatura do documento contou com o provedor da Santa Casa, Fábio José de Oliveira, e da secretária municipal de Saúde, Marlene Gazonato. A reunião teve ainda os últimos ajustes para o início do funcionamento da unidade, previsto já para a próxima semana.
Inicialmente, serão 5 leitos com todos os recursos necessários para tratamento intensivo. A equipe médica contará com o apoio técnico e operacional do Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu.
O prefeito Alcides lembrou que espera apenas alguns ajustes estruturais, que estão sendo feitos pela Santa Casa, para dar início ao funcionamento. “Agora é oficial. Laranjal Paulista já pode contar com a sua própria UTI para Covid-19. Um avanço no tratamento ao coronavírus e um novo passo na estruturação da nossa saúde, que certamente irá salvar muitas vidas. Não precisaremos mais depender de outras cidades ou de aguardar na fila do CROSS nos momentos de maior aflição, ao mesmo tempo estamos dando um passo em direção ao futuro, oferecendo atendimento de maior complexidade médica aqui mesmo em nosso município. Confesso que estou realizando um sonho pessoal oferecendo essa grande conquista à nossa população”, finalizou.

2.500 exames de coronavírus são oferecidos à população

Laranjal Paulista chegou esta semana à marca de 2.500 testes oferecidos à população. Mais que isso: a cidade está entre as que mais oferecem exames para coronavírus no Brasil e no mundo. São 93 testes para cada mil habitantes, quase a mesma taxa dos Estados Unidos. A base de dados faz parte dos números oficiais do Ministério da Saúde e da Our World in Data – instituto da Universidade de Oxford, Inglaterra. O critério comparativo de análise, de exames por mil habitantes, é usado como referência por todos os países do mundo, como orientação da Organização Mundial de Saúde.
A larga oferta de testagem, acompanhada do kit de medicamentos para tratamento já em estágio preliminar da doença, são hoje as melhores e mais efetivas maneiras de enfrentar a Covid-19 e ao mesmo tempo possibilitam a avaliação do cenário epidemiológico, dia a dia, semana a semana.
A Prefeitura de Laranjal Paulista acaba de adquirir mais um lote de testes rápidos, além do convênio já celebrado com o Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu, para ampliar também a cobertura dos exames na modalidade RT-PCR. Pelas projeções divulgadas esta semana, o município se prepara para testar metade de sua população até dezembro, caso não haja retração da pandemia no país ou disponibilização de vacina neste período. “Estamos acompanhando diariamente a evolução do coronavírus em nossa cidade e, se for necessário, esse número de exames será novamente ampliado”, explicou o prefeito Alcides de Moura Campos Junior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima