Plano São Paulo: Piracicaba avança para a Fase Amarela

Mudança de fase: Piracicaba saiu da Fase Vermelha (1) para a Amarela (3) – Crédito: Divulgação

O prefeito Barjas Negri (PSDB) reuniu-se novamente, ontem (7), com o grupo de trabalho do coronavírus para discutir a mudança de fase de Piracicaba, que saiu da Fase Vermelha (1) para a Amarela (3), dentro do Plano São Paulo de combate ao coronavírus, do Governo do Estado. Com essa definição, o prefeito autorizou a Procuradoria-Geral a publicar novos decretos e os protocolos sanitários que regulamentarão essa abertura a partir deste sábado (8).
Desta forma, são flexibilizadas atividades imobiliárias, concessionárias de veículos, escritórios, comércio e shopping center, além de bares, restaurantes, salões de beleza e academias, com restrições. Esses serviços poderão funcionar por até 6 horas diárias. O comércio deverá funcionar das 10h às 16h, de segunda à sexta-feira e, aos sábados, das 9h às 15h. Já o shopping das 14h às 20h, de segunda a sábado.
Na semana passada, os membros do grupo de combate ao coronavírus discordaram da posição do Estado em não reclassificar a cidade da fase Vermelha para a Laranja, considerando a boa evolução nos índices da região. Por isso, na terça-feira (4), a Procuradoria-Geral entrou com mandado de segurança questionando o Governo do Estado sobre o não avanço do município.
Barjas Negri comentou, durante a reunião com o grupo de trabalho, que a Prefeitura mantém um ritmo forte de ações e mobilização para garantir retaguarda hospitalar para os pacientes infectados com a Covid-19. Disse também que, quando o Estado permitiu que a região mudasse de Fase – Vermelha para Laranja –, o grupo optou por permanecer mais uma semana no Vermelho, porque estava melhorando a infraestrutura da cidade, para continuar prestando um bom serviço e salvando vidas.
Porém, em seguida, o Estado retrocedeu a classificação da região para Vermelha, mesmo quando comparado o status de índices da região de Piracicaba com a de São José de Rio Preto, que estava praticamente igual. Rio Preto pulou para Fase Laranja, enquanto Piracicaba não pode avançar, mesmo com a evolução dos índices. Na ocasião, o grupo encaminhou ofícios aos secretários estaduais Marcos Vinholi (Desenvolvimento Regional) e Patrícia Ellen da Silva (Desenvolvimento Econômico) e ao governador João Dória, questionando essa não evolução.
O secretário municipal de Saúde, Pedro Mello, lembrou que, com o apoio do Estado, a região ganhou novos respiradores o que permitiu aumentar a sua retaguarda de atendimento com a criação de novas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). Nos últimos dias, houve um esforço enorme da Prefeitura que ampliou a sua retaguarda hospital com a criação de leitos de UTI.
O vice-prefeito, José Antônio de Godoy, enfatizou que os bares e restaurantes poderão abrir por até 6 horas diárias, porém com fechamento às 17h, conforme determinação do Governo do Estado. Continua proibida a venda e consumo no local de bebidas alcoólicas geladas das 18h às 6h. Não há mudança na questão do delivery e drive thru.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima