Aprovado acordo da Via Ágil para início de recebimento de rescisão

Votação secreta foi durante assembleia, na manhã dessa sexta (7) – Crédito: Divulgação

Em votação secreta durante assembleia, na manhã dessa sexta (7), 98,14% dos ex-trabalhadores da Via Ágil, de um total de 216 participantes, aprovaram acordo com a empresa com o objetivo de começarem a receber as verbas da rescisão trabalhista. A assembleia, coordenada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Urbano de Piracicaba, João Soares, foi realizada no salão do Clube do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, contou com o apoio de dirigentes do Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi) e todos os participantes fizeram o uso de máscara e álcool em gel, e distanciamento, conforme recomendação das organizações sanitárias em função da pandemia do coronavírus.
O acordo aprovado pelos trabalhadores, sendo registrados 212 votos favoráveis, três contrários e um em branco, possibilita que a Prefeitura possa encaminhar projeto de lei à Câmara de Vereadores solicitando autorização para que o montante que o município tem ainda a repassar à Via Ágil possa ser utilizado para dar quitação às verbas rescisórias dos 609 trabalhadores demitidos. A Via Ágil vinha realizando o transporte público urbano da cidade, mas rompeu amigavelmente o contrato com a Prefeitura, alegando problemas financeiros, no início de maio deste ano.
Como a empresa alegou falta de recursos para quitar os débitos trabalhistas com seus ex-funcionários, o Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Urbano de Piracicaba conseguiu na Justiça uma liminar bloqueando o montante que a Prefeitura tinha que ainda fazer à empresa. “A gente vem negociando com a Prefeitura a melhor maneira para garantir que esse pagamento seja feito e esse acordo é fundamental para oficializar esse processo”, disse João Soares.
Para o presidente do Conespi e do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e Região, Wagner da Silveira, o Juca dos Metalúrgicos, um acordo sem interferência da Justiça é o melhor caminho para que os trabalhadores possam receber os seus direitos. Ele citou que na cidade há inúmeras empresas que quebraram e que os trabalhadores foram à Justiça e ainda não receberam o que têm direito, posição reforçada por outros dirigentes sindicais, como o presidente (licenciado) do Sindicato dos Bancários e vice-presidente (licenciado) do Conespi, José Antonio Fernandes Paiva. Com a aprovação da assembleia e o encaminhamento do projeto à Câmara, para dar autorização ao prefeito, a expectativa é de que em setembro seja dado início ao pagamento das rescisões, conforme o volume de recurso que vier a ser disponibilizado pela Prefeitura.
Na assembleia, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano de Piracicaba disse ainda que a entidade irá à Justiça para garantir que um terreno avaliado em cerca de R$ 12 milhões, pertencentes à Via Ágil, também seja dado em garantia para a quitação da dívida trabalhista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima