Depois de algum tempo…

Osvaldo Elias de Almeida

 

Depois de algum tempo você aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque basta a cada dia o seu próprio mal. E aprende a não se inquietar com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados.

Aprende que o ambiente, nas suas mais diversas situações e circunstâncias,  têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por deixar que isso nos afete, visto que andamos por fé, e não pelo que vemos, ou não vemos. E aceita que em nossos relacionamentos pessoais próximos, não importa o quanto amada seja a pessoa, vez ou outra ela irá feri-lo e você precisará perdoá-la por isso; se distantes, a qualquer um que te ferir na face direita, você precisará voltar-lhe a outra.

Aprende que a paciência requer busca – sendo um fruto do Espírito começa em Deus e só pode ser encontrada em Deus; tal qual o amor, a alegria, a paz, a bondade, a benevolência, a fidelidade, a doçura e o domínio de si. E compreende que: ou você controla seus atos ou seus atos o controlarão – e que ser flexível não significa ser covarde ou ter débil personalidade – pois não importa quão grave ou delicada seja uma situação, sempre haverá dois lados.

Aprende que com a mesma severidade com que julga você poderá, em  algum momento, ser condenado. E lembra que a palavra de Cristo: “Não julgueis, para que não sejais julgados” é para cada um de nós.

Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isto não lhe dá o direito de ser cruel. E que o bom caminho é despojar-nos,  igualmente, de tudo isso: cólera, irritação, maldade, injúrias, grosseria saída de nossos lábios.

Aprende que maturidade tem a ver com o aprendizado das experiências que nos tornam melhores do que éramos. E se rende a uma pura verdade: que você poderia ter aprendido muito mais com o outro se tivesse sido menos intransigente e mais sereno.

Aprende que o tempo não volta atrás, mas que “para tudo há momento, e tempo para cada coisa sob o céu: ” (Eclesiastes 3.1)

_______

Rev. Osvaldo Elias de Almeida, mestre em Educação, pastor titular da Catedral Metodista de Piracicaba

 

 

1 comentário em “Depois de algum tempo…”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima