Caldeirão de Piracicaba

DIVERGENTES
Piracicaba entra na fase laranja da pandemia, e as opiniões são diferentes. É o caso específico dos deputados estaduais Professora Bebel (PT) e Alex de Madureira (PSD).

 

CONTRA – I
A deputada estadual Professora Bebel (PT) reforça que mantém firme sua posição de que nesse momento o importante é a preservação da vida, diante da pandemia do coronavírus. Por isso, ela defende o respeito ao decreto estadual que mantém a cidade na cor vermelha, com o funcionamento apenas dos serviços essenciais, sendo contrária à flexibilização da quarentena.

 

CONTRA – II
A deputada Professora Bebel, que é contrária à volta às aulas presenciais, justamente para preservação da vida de alunos, professores e funcionários, diz que continua temendo pela vida da população, principalmente pela possibilidade de explosão dos casos da Covid-19 no município e por Piracicaba não ter número suficientes de leitos hospitalares para atender a ampliação da demanda.

 

A FAVOR – I
Ao acompanhar as atividades do centro de contingência do Estado de São Paulo para monitorar e coordenar ações contra a propagação do novo coronavírus, o deputado estadual Alex de Madureira (PSD) cobrou do secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, uma posição sobre a atualização de Piracicaba e da região na fase 2- laranja, do Plano SP.

 

A FAVOR – II
“Com o aumento do número de leitos de UTI da região, que voltou a registrar uma capacidade menor que de 80%, a cidade deverá retornar para a fase 2- laranja do Plano SP, que é mais flexível e prevê a reabertura de shoppings, comércios, escritórios, concessionárias e imobiliárias com restrições”, afirmou Alex de Madureira após conversa com Marco Vinholi. Como os municípios apresentam semanalmente ao Estado os dados para o Censo Covid-19, a atualização também é semanal, portanto o anúncio do avanço de Piracicaba para a fase 2-laranja, do Plano SP deve acontecer hoje.

 

RETOMADA – I
O deputado estadual Roberto Morais (Cidadania) afirma que é “totalmente favorável à retomada do comércio”, desde que seja, “de forma gradual, com a consciência de todos, tanto dos empresários, como dos consumidores e dos próprios comerciários”. Ele lamenta a situação econômica em que se encontra o comércio, alertando que o critério com as máscaras, álcool e distância, tem que ser mantido por todos.

 

RETOMADA – II
De um modo geral, “a indústria não foi tão prejudicada”, diz Roberto Morais, mas o comércio foi totalmente, o que lamenta. “O que não pode acontecer é que os consumidores frequentem as lojas de forma total, de uma só vez; temos que manter a responsabilidade de cada um, respeitando a distância, saindo de casa um por vez, desafogando a circulação das pessoas”. Resumindo: todos temos que ser responsáveis.

 

MERVAL
O escritor e jornalista Merval Pereira, que escreve em O Globo – e também comentarista da TV Globo, membro da Academia Brasileira de Letras – já admite que o ex-presidente Lula (PT) seja candidato em 2022 e o ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro (sem partido) esteja fora da disputa presidencial, considerando que está a caminho de ser declarado suspeito nas ações contra o petista.

 

TUPI
O vereador Marcos Abdala (REP) questiona o cumprimento da lei municipal 7.906/2014, que obriga as empresas de transporte urbano a informar o ano de fabricação dos veículos, nas duas laterais e na parte dianteira externa dos coletivos. É assunto para a TUPi, responsável pelo transporte coletivo na cidade.

 

BARJAS – I
Alfinetado pelos entrevistadores dos Comentaristas da Rádio Educadora, quarta (5), o prefeito Barjas Negri (PSDB) assumiu que é, sim, pré-candidato a prefeito, em busca do seu quarto mandato. Defendeu que a prioridade tem sido cuidar da pandemia e que só vai pensar em campanha a partir de outubro.

 

BARJAS – II
Nos bastidores, todos sabem que, talvez, o prefeito Barjas se esqueceu que já tem ao seu lado outros nove partidos da cidade, está fazendo pesquisas regularmente e até já assumiu que manterá José Antonio Godoy como vice, “formamos uma boa dobradinha”, afirmou durante o programa.

 

CONHECER
Defendendo o discurso da experiência contra as “novidades”, o prefeito Barjas insinuou que, para ser prefeito de Piracicaba, tem que conhecer Piracicaba. “Não dá pra governar Piracicaba de um hotel no Guarujá (Luciano Almeida); da Avenida Paulista (Érica Gorga) ou de um SPA”. O Capiau não entendeu o recado do SPA…

 

COVID -19
O vereador Marcos Abdala (REP), por meio do requerimento 364/2020, solicita à Prefeitura detalhes sobre o protocolo adotado por Piracicaba na prevenção da Covid-19. “Há uma grande necessidade de informações sobre o tratamento inicial e o protocolo preventivo, para que as pessoas saibam exatamente como serão medicadas”, afirma.

 

OSP
Devido a problemas técnicos de última hora, a OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba), junto da Secretaria da Ação Cultural e Turismo, informa que infelizmente o concerto “ABC do Papai”, previsto para o dia 9 de agosto, às 18h, foi adiado. Em breve, estaremos informando a nova data.

 

“BRILHANTE”
O pré-candidato Luciano Almeida (DEM) foi “brilhante”, como disse o jornalista Paulo Eduardo, durante apresentação no Programa Comentaristas, ontem, da Rádio Educadora. Ele foi colega de Curso Luiz de Queiroz (CLQ) do diretor da rádio, Jairinho Mattos. E se lembraram da amizade dos pais, Comendador Almeida e Jairo Mattos.

 

LUCIANO – I
O pré-candidato Luciano Almeida disse que é hora de mudar o “ciclo” em Piracicaba. Em outras palavras, o prefeito Barjas Negri (PSDB) já fez três mandatos, está bom. “Poucos definem os rumos da sociedade, em torno de dois por cento”. Outros 98%, segundo Almeida, estão longe das decisões governamentais.

 

LUCIANO – II
Durante a entrevista nos Comentaristas, Luciano Almeida informou que o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) confirmou, terça (4), que Piracicaba voltará nesta sexta (7) para a fase laranja. “Aprender a gastar menos”, comentou também Luciano, e que “todos temos que nos ajudar”, ao citar os efeitos da pandemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima