Mauricio Picazo Galhardo

MULHERES RURAIS
A 5º edição da campanha Mulheres Rurais, mulheres com direitos foi lançada, no Palácio do Planalto, com as presenças das ministras Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Damares Alves (Mulher, da Família e dos Direitos Humanos) e do representante da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil, Rafael Zavala.

 

160 ANOS
Em 28 de julho de 1860, o Imperador D. Pedro II assinou o decreto Nº 1.067, criando a Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, hoje denominado Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que completou 160 anos. Hoje, a agricultura se expandiu, se modernizou e o Brasil se tornou uma potência agroambiental.

 

SOJA
A produção brasileira de soja pode aumentar 6% na safra 2020/21, que deverá ser plantada a partir de setembro, para 131.69 milhões de toneladas, estimou a consultoria Datagro, considerando o aumento na área plantada pela 14ª temporada consecutiva.

 

CONGRESSO
Pela primeira vez em 19 anos, o Congresso Brasileiro do Agronegócio aconteceu de forma virtual, para respeitar as medidas de proteção contra o novo Coronavírus. O tema central será “Lições para o Futuro”. Os detalhes, desse que é um dos principais eventos do agronegócio nacional, foram detalhadas em uma coletiva de imprensa virtual.

 

MARGEM BRUTA
Em um novo vídeo sobre gerenciamento da propriedade rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) destaca a importância da identificação da Margem Bruta na atividade agropecuária. O Senar explica que a Margem Bruta é o resultado da Renda Bruta (venda da produção) obtida na atividade agropecuária menos o Custo Operacional Efetivo (COE), considerando o período analisado de um ano.

 

CONEXÃO
A CNA debateu a ampliação da conectividade no meio rural durante uma videoconferência realizada pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). O coordenador técnico do Instituto CNA, Joaci Medeiros, reforçou a importância da conectividade para potencializar a eficiência da agropecuária brasileira. “A internet pode chegar ao meio rural por meio de várias tecnologias e como o Brasil é um pais continental não podemos desprezar nenhuma alternativa de conexão para o campo”, afirmou.

 

BOI
Na parcial do mês de julho, o Indicador do boi gordo CEPEA/B3 (mercado paulista, à vista) registrou média de R$ 220,76, avanço de 5,2% na comparação com a média de junho, e recorde real da série histórica do Cepea, iniciada em 1994, considerando-se apenas os meses de julho. O avanço no mercado nacional é explicado pela combinação de exportações brasileiras aquecidas, e pela intensa demanda chinesa.

 

EMBRAPA
Mais conhecimento, ciência e tecnologia são a chave para um futuro com segurança alimentar e uma agricultura sustentável e produtiva, desenvolvida com pesquisa e inovação. Na palestra de abertura do WorldAgriTech South America Summit, um dos mais conceituados eventos destinados a especialistas da agropecuária, Celso Moretti, presidente da Embrapa, defendeu investimentos e parcerias como caminho para conciliar produtividade, sustentabilidade e garantia de alimento para populações crescentes em todo o mundo.

 

CANADÁ
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou, um estudo inédito sobre os desafios e as oportunidades para o setor agropecuário brasileiro com a assinatura do acordo de livre comércio entre o Mercosul e o Canadá.

 

ESTADOS UNIDOS
O secretário de Agricultura dos EUA, Sonny Perdue, anunciou que o Programa de Caixa de Alimentos para Agricultores e Famílias do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) distribuiu mais de 50 milhões de caixas de alimentos em apoio a agricultores e famílias americanas afetadas por a pandemia de COVID-19. “A entrega de 50 milhões de caixas de alimentos ajudou um número incrível de americanos necessitados”, disse o secretário Perdue.

 

FOME
No já distante ano de 2015 os países das Nações Unidas se comprometeram com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, oportunidade em que se estabeleceu o objetivo de se erradicar a fome e todas as formas de desnutrição no Mundo, mediante acesso a alimentos seguros e nutritivos. Estimativas apontam que, atualmente, cerca de 8,9% da população mundial (equivalente a 690 milhões de pessoas) passa fome.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima