Redes sociais – Fotos

O que as fotos em redes sociais dizem sobre nós?

Uma das maiores atenções de jovens é relativa à própria imagem. Virtualmente isso se evidencia potencialmente. Sua foto em uma rede social é o que lhe representa no visual. O avatar (imagem colocada no lugar da foto) pode revelar traços da personalidade, preferências, comovocê gostaria de parecer, identificações com personagens ou animais, entre outras possibilidades.

Doogie Horner (escritor, designer, comediante americano e colaborador da revista Fast Company) estudou a questão informalmente. Navegando por perfis de redes sociais e sites populares tentoudelinear padrões a partir dos avatares. Ele dividiu o retrato em setores, atribuindo-lhes valor. Para Horner, uma imagem que privilegie os olhos revelaria um tipo cerebral – mas possivelmente acima do peso;O uso exagerado do zoom indicaria uma personalidade intensa ou até homicida.  Segundo ele, os dois recursos mais comuns aplicados às fotos (corte e zoom) revelam traços de personalidade e também atributos físicos.

Mesmo que ele não queira, sem o rigor da metodologia científica seu estudo fica questionável, sobretudo nos valores que atribui quando um setor ou outro da foto é destacado. Nossa leitura de mundo passa invariavelmente por nosso filtro pessoal, o que subtrai a neutralidade necessária para o que ele se propôs.

 

Fonte:http://veja.abril.com.br/

 

_______________

 

Meu marido, mesmo longe, manteve contato por dois anos e meio com as filhas (6 e 10 anos): passeios, mesadas, visitas, viagem à Disney, etc. Com má alimentação e queixas escolares por relaxo da mãe ele pediu a guarda delas. Depois disso não ligaram mais. A mais velha fala mal do pai quando estou perto. Diz que está no céu sem ele, que ele é tirano, etc. Ele não sabe o que faz! Pede a guarda? Deixa de visitar tanto? Corta a mesada? Conversa?

 

Chama-me a atenção sua preocupação com o que seria uma preocupação de seu marido. Em seu relato deixa escapar uma possibilidade: talvez esteja rivalizando-se com a ex-mulher dele, e as meninas se tornam uma arma para isso. Veja que você menciona o relaxo da mãe como o motivo de se pedir a guarda das meninas.

Outra coisa importante: é natural esse confronto das duas crianças com você. Não se pode esquecer que no lugar da mãe está você agora, e o ciúme é inevitável. Cabe-lhe suportar o ódio que elas depositam em você ao dizerem o que dizem do pai, não tanto por representar um sentimento para com ele, mas para atingir-lhe como conseguem. A solução desse problema é de exclusiva competência de seu marido resolvê-lo.

Parece estar claro que sua queixa não se refere aos problemas apresentados em primeiro plano, mas em sua dificuldade em ocupar o lugar da mãe delas sem culpas nem constrangimentos. Não fosse assim, a questão não existiria.

____________

Leitor: Opine, critique, sugira temas nesse espaço. Use até 200 toques. Sigilo absoluto.

 

Blog:  http://pedrogobett.blogspot.com/

Facebook:fb.com/psicopontocom

E-mail: [email protected]

Correspondência: Praça José Bonifácio, 799

13.400-340 – Piracicaba/SP – (19) 99497-9430

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima