Valéria Rocha é pré-candidata à vereadora

Professora Valéria Rocha atua há mais de 30 anos da área da educação

Daniella Oliveira – 

Exemplos que vão além da sala de aula e ultrapassam muros da escola despertaram na professora Valéria Rocha o desejo de trabalhar de uma forma mais ativa em prol dos alunos e de suas famílias. Com mais de 30 anos na área da Educação, a pré-candidata à vereadora de São Pedro irá disputar pela primeira vez uma eleição pelo partido Podemos.

Neste momento de crise, a professora conta que sentiu o quanto é importante ter o governo ao lado. “Nessa pandemia, vi as diferenças serem acentuadas, e assim quis buscar uma forma de escalonar e ampliar o trabalho que sempre fiz de ajudar meus alunos e suas famílias”.

Com toda experiência em sala de aula, ela explica que criou uma percepção dos problemas que os jovens enfrentam no seu dia a dia no processo de aprendizagem, que vão além da sala de aula. “Por isso sempre estive presente na vida dos meus alunos além dos muros da escola. Ajudando-os não só no acadêmico, mas na vida pessoal. Nunca trabalhei com grupos, pois via a necessidade de um trabalho de formiguinha, mudando a vida dos alunos, um a um, pouco a pouco”.

Num panorama geral sobre no município, a professora Valéria diz que nos últimos anos as áreas de assistência e infraestrutura vêm se desenvolvendo, mas ainda há grandes carências nas áreas de cultura e lazer. “Embora a atual gestão tenha feito um bom trabalho como, por exemplo, levar parques com academias ao ar livre para vários pontos da cidade, ainda podemos mais, muito mais. As zonas mais afastadas dos principais bairros da cidade, ainda encontram muitas dificuldades para acesso a esses privilégios”.

Cultura e Lazer – Ela se incomoda não apenas com a falta da cultura e o lazer, mas com o fato de os próprios jovens não saberem que podem sentir falta disso, já que isso não faz parte do dia a dia deles. “Precisamos mudar essa realidade e garantir que nossos jovens não tenham só trabalho e educação, mas que em seus merecidos momentos de descanso, eles encontrem a possibilidade de alcançar a cultura e desfrutar do lazer”.

Sobre os principais desafios de legislar em São Pedro, ela se preocupada com o atual momento econômico e suas restrições orçamentárias.  “São Pedro precisará de ajuda financeira tanto do governo estadual e federal. Sei que estou pronta para buscar esses recursos em São Paulo e em Brasília. Tendo um marido e um filho que trabalham com política, sempre estive presente em diversas discussões do gênero. Sendo professora, sempre tive que trabalhar com pouco para fazer tudo para meus alunos. Esses dois meios me fizeram saber os caminhos onde irei pedir e como irei trazer recursos para desenvolvermos nossa cidade”.

Como educadora, ela ressalta a importância de sempre aprender. “Irei promover um intercambio de boas práticas entre municípios da região. Onde é a melhor educação municipal? Vamos aprender com eles. Onde é o melhor lazer público? Vamos aprender com eles. E se nós tivermos algo a ensinar, também estaremos dispostos a compartilhar”.

Pandemia – Ao falar sobre essa pandemia de coronavírus, a professora Valéria diz que as diferenças sociais se destacassem ainda mais. “Embora várias medidas dos governos tenham sido acertadas, grande parte da população enfrenta diariamente os desafios de ter acesso a esses recursos. O pós-pandemia será de dificuldade econômica e reestruturação, por isso não podemos deixar que a recuperação econômica seja feita às custas das assistências sociais necessárias para a nossa população”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima