Pontos MIS: neste sábado tem ‘Eles não usam black-tie’

Filme dirigido por Leon Hirszman se passa na São Paulo de 1980 – Crédito: Divulgação

Todo sábado, o programa Pontos MIS – bate-papo de cinema traz uma exibição de filme on-line seguida por bate-papo ao vivo no canal do Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Neste sábado (25), o público confere o premiado longa ‘Eles não usam black-tie’, dirigido por Leon Hirszman, que se passa na São Paulo de 1980 durante a efervescência dos movimentos grevistas que lutavam contra práticas exploradoras.
Para assistir gratuitamente ao filme, que será exibido às 15h30, basta preencher um cadastro no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfGQbB01OSaiJU06lA8V0xsgd94ZtEzMmokYSV5j4eAmr82Vw/closedform. Já o bate-papo ao vivo no canal do MIS no YouTube, às 18h, contará com as presenças da jornalista, crítica de arte e curadora Maria Hirszman e do professor de cinema e diretor Reinaldo Cardenuto Filho, com mediação do artista e professor Eduardo Bordinhon.
No longa, os jovens operários Tião e Maria decidem se casar ao saber da gravidez de Maria. Otávio, pai de Tião e ex-preso político da ditadura, é um militante sindical que organiza um dos movimentos grevistas que eclode no período. Esta greve divide a categoria metalúrgica, inclusive Tião, que, preocupado com o início de sua família e temendo perder o emprego, fura a greve, entrando em conflito com seu pai, Otávio. O filme foi ganhador do prêmio Fipresci e do Grande Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza de 1981 e do Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes.
DEBATEDORES 

Eduardo Bordinhon (mediador) é artista e professor, trabalha com teatro – estéticas contemporâneas e intervenções urbanas ou site specific – e audiovisual – sobretudo com processos analógicos, com os quais investiga relações de tempo, memória e trabalho. É doutorando em Multimeios e mestre em Artes da Cena pela Unicamp, onde é membro do Grupo de Estudos sobre o Ator no Audiovisual, pesquisando, além de interpretação e direção, estéticas do ator no cinema.
Maria Hirszman é jornalista, crítica de artes e curadora. Atua na área de artes visuais desde 1996, tendo trabalhado na editoria de Variedades, do Jornal da Tarde, e no Caderno 2, do Estado de S. Paulo. É pesquisadora em história da arte, com mestrado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Atualmente leciona história da arte na Facamp (Faculdade de Campinas), colabora com a revista Arte!Brasileiros e dedica-se ao desenvolvimento de projetos curatoriais em diferentes espaços culturais paulistas.
Reinaldo Cardenuto Filho é professor adjunto do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF (Universidade Federal Fluminense), é graduado em jornalismo (PUC-SP) e em Ciências Sociais (FFLCH-USP). Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA/ USP (Escola de Comunicações e Artes) da, defendeu em 2014 a tese O cinema político de Leon Hirszman (1976-1981): engajamento e resistência durante o regime militar brasileiro, pela qual recebeu três premiações. Em 2016, dirigiu o seu terceiro documentário, “Entre imagens (intervalos)”, premiado como o melhor curta-metragem no VII Festival Internacional Cinema de Fronteira. No mesmo ano, foi curador da exposição “Antonio Benetazzo, permanências do sensível”, que resultou na publicação de um livro homônimo. Integrante do corpo editorial da revista Significação, foi professor da Fundação Armando Alvares Penteado (de 2007 a 2018), além de docente temporário na ECA-USP (de 2017 a 2018).

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