O prefeito Barjas Negri assinou contrato com a empresa Infomed Gestão de Saúde e Serviços Médicos, no valor de R$ 3,1 milhões, para prestação de serviços especializados na área de atendimento médico adulto, infantil e ortopedia, junto às quatro unidades de pronto atendimento da rede pública de saúde, tais como UPA Piracicamirim, UPA Vila Cristina, UPA Vila Sônia e UPA Vila Rezende, mais a Central de Ortopedia e Traumatologia (COT) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
O contrato corresponde a 201 plantões de 12 horas mensais para cobrir todos os períodos, diurno e noturno. E se mostra essencial para o atendimento da demanda por serviços de assistência em saúde no município, que segue ano a ano tendência de crescimento. A terceirização é a forma encontrada, e em uso em todo o país, para complementar as equipes médicas da rede pública, com serviços qualificados, compensando assim a falta desses profissionais no mercado para participar de concursos públicos.
Os médicos plantonistas são solicitados pela Secretaria Municipal de Saúde conforme a necessidade de cada unidade, levando em consideração também o crescimento de fluxo. Para o prefeito Barjas Negri, ter equipes completas de especialistas afins nas unidades de urgência e emergência é fundamental para garantir a segurança da população no momento em que ela mais precisa. “Os casos emergenciais são imprevisíveis e a rede pública de saúde deve estar estruturada para dar o suporte médico necessário, especialmente às famílias que mais precisam do SUS”, enfatizou.
“Este novo contrato é uma demonstração de que o governo municipal está atento às questões de saúde da população, garantindo assim um trabalho contínuo, ano a ano, com profissionais qualificados e fundamentais neste momento de combate ao coronavírus, pois compõem também oo quadros de médicos que atuam na linha de frente, no atendimento e diagnóstico dos pacientes com a Covid-19”, explicou o secretário de Saúde dr. Pedro Mello.
Durante os primeiros seis meses de 2017 foram realizados quase 320 mil atendimentos médicos no setor de urgência e emergência. Em 2019 , no mesmo período, foram mais de 336 mil, um crescimento superior a 5%. Na UPA Piracicamirim houve um crescimento mais acentuado. De mais de 136 mil atendimentos em 2017 foi para mais de 150 mil, um salto superior a 10%. Já na UPA Vila Rezende subiu de pouco mais de 102 mil para mais de 114 mil, correspondente a um aumento acima de 11%. Devido à pandemia e ao isolamento social houve redução na procura pelas unidades de pronto atendimento este ano, mas a prefeitura precisa estar prepara para a volta à normalidade.