Em tempo de coronavírus e isolamento social, milhares de crianças e adolescentes da rede municipal de ensino de Laranjal Paulista deixaram suas escolas e estão dentro de suas casas, tendo que se adaptar a uma rotina até então nunca vivenciada.
Desde a suspensão das aulas, a Secretaria Municipal de Educação junto aos diretores, coordenadores e professores, elaborou um plano de ação para garantir a continuidade dos estudos mesmo à distância.
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, previsto na Lei 13.257/2016, as instituições escolares têm como obrigação promover a articulação com as famílias e responsáveis, deixando-os cientes do processo pedagógico. A legislação também estabelece às famílias o dever de promover e incentivar a educação a seus filhos, assistindo-os no que for necessário.
Os professores desde então estão se reinventando, adaptando os conteúdos para atividades impressas entregues aos alunos para garantir a continuidade do ensino aprendizagem. As atividades incluem texto e conteúdo com apostila impressa e aulas no canal do YouTube de cada unidade escolar.
As práticas propostas pela equipe pedagógica municipal têm como objetivo trabalhar as habilidades básicas e principalmente as competências socioemocionais, visando também aproximar os pais de seus filhos, já que a presença dos familiares se tornou ainda mais importante. A família não deve ocupar o espaço do professor, mas deve estimular e apoiar a criança ou adolescente na organização e execução dos estudos em casa. O caminho neste momento é oferecer uma educação voltada ao desenvolvimento cognitivo, socioemocional, híbrido, cultural, entre outros sem esquecer das capacidades individuais dos alunos.
Reinvenção com conteúdo para casa e aulas on-line pelo YouTube
24 de julho de 2020