Região segue na fase vermelha

26 municípios que integram o DRS precisam manter fechadas atividades não essenciais

Os municípios que integram o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Piracicaba, entre eles São Pedro, continuam na fase 1 – vermelha –  do Plano São Paulo de retomada gradual da economia, informou nesta sexta-feira (24) o Governo do Estado de São Paulo. Na prática, a medida faz com que 26 municípios que integram o DRS precisam mantenham fechadas atividades não essenciais.

De acordo com o levantamento divulgado pelo Estado, as cidades do DRS-X estão com ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em 84,8%, segunda mais alta do Estado.

Em São Pedro, foram registrados até o dia 23 de julho, 190 casos confirmados de Covid-19, 6 óbitos, 3 hospitalizados e 159 recuperados.

As regiões de Araçatuba, Araraquara e Campinas, que estavam na fase vermelha, voltaram para a fase laranja. Além de Piracicaba, as regiões de Franca e Ribeirão Preto também continuam na fase vermelha e as três possuem taxa de ocupação de leitos de UTI acima dos 80%.. A classificação vale pelo menos até o dia 31 de julho, quando nova classificação está prevista.

O Estado leva em conta dados a taxa de ocupação de leitos UTI para Covid-19, quantidade de leitos UTI para pacientes com a doença por cada 100 mil habitantes, os números de casos e mortes e o índice de contaminação.

As outras 25 cidades que integram a DRS de Piracicaba são Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Ipeúna, Iracemápolis, Itirapina, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes  e Santa Maria da Serra.

COMÉRCIO NÃO ESSENCIAL SUSPENSO – Com a manutenção da fase vermelha, continuam suspensos todos os serviços e atividades privadas não essenciais, como comércio em geral, restaurantes, academias, shopping center, cinema, teatro, corretagem de imóveis para vendas e locação.

Só podem funcionar neste período mercados, açougues, quitandas, farmácias, distribuidoras de água e gás, padarias e postos de combustíveis, assim como serviços médicos e jurídicos, também considerados essenciais.

As medidas estão previstas no decreto estadual 64.881, que decreta a quarentena no Estado. O descumprimento das determinações previstas pode render multa, além da interdição total ou parcial da atividade e cassação de alvará de localização e funcionamento.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima