Laranjal Paulista está a um passo da tão sonhada UTI

Todos se empenharam para acelerar o processo de instalação – Crédito: Divulgação

Um importante passo para a saúde do município. Laranjal Paulista está mais próxima de receber a sua Unidade de Terapia Intensiva. Esta semana, o prefeito municipal Alcides de Moura Campos Junior avançou estrategicamente nas tratativas para a conquista que representará um salto de qualidade e de complexidade para atendimento ao cidadão.
Tudo começou na sexta (17), com uma videoconferência que teve a participação, além do prefeito, do secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, do superintendente do Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu, André Balbi, que se comprometeu a dar todo suporte para a operacionalização e credenciamento da UTI, junto ao Ministério da Saúde, e também para a montagem da unidade. Serão sete leitos no total, sendo que três respiradores ficarão como reserva técnica.
O município recebeu do Governo do Estado os respiradores e já providenciou todos os demais equipamentos de suporte, que são indispensáveis para o funcionamento, mas que não vieram com os respiradores como havia sido solicitado. Laranjal Paulista terá todo suporte da Unesp e poderá tratar seus pacientes mais graves na própria cidade, sem depender da espera de vagas para as transferências.
Logo na segunda (20), uma nova reunião foi realizada em Botucatu, para continuidade às tratativas da instalação de leitos de terapia intensiva na Santa Casa de Laranjal Paulista.
O prefeito Dr. Alcides esteve acompanhado do provedor da Santa Casa, Fábio José de Oliveira; do administrador do Hospital, Silvio Fantini; do médico e membro do Conselho Deliberativo, Dr. Djalma Sampaio Filho, e da secretária municipal de Saúde, Marlene Gazonato.
A reunião foi articulada pelo deputado estadual Fernando Cury, que abraçou a causa e, por videoconferência, pediu também o apoio do deputado federal Arnaldo Jardim, para que interceda pela agilização no credenciamento dos leitos para Laranjal Paulista junto ao Ministério da Saúde.
Também estiveram presentes o diretor superintendente do Hospital das Clínicas da UNESP de Botucatu, André Balbi, e o gerente de relacionamento do Hospital, Cláudio Miranda.
O prefeito Alcides e o deputado Fernando Cury também irão trabalhar para liberação de recursos financeiros para que a Santa Casa possa ter uma ampliação em sua estrutura física para acolher à nova demanda. “Laranjal Paulista vem dando apoio e investindo recursos para o funcionamento da UTI, que é necessária devido à pandemia, mas que pode inclusive se tornar definitiva, devido ao crescimento e desenvolvimento do município e o aumento do atendimento de complexidades no hospital local. Estamos pensando no futuro e estruturando cada vez mais a nossa cidade na saúde, com o objetivo de garantir bem estar e salvar vidas”, destacou o prefeito

VISITA TÉCNICA 

Conforme o prometido, na quarta (22), a equipe do Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu esteve em Laranjal Paulista para uma visita técnica à Santa Casa. O objetivo: avaliar as condições da unidade para a implantação da tão sonhada UTI. A comitiva foi recebida pelo próprio prefeito e pela secretária municipal de Saúde, na Prefeitura e em seguida se dirigiu ao hospital local, onde foi recepcionada pelo provedor da Santa Casa, Fábio José de Oliveira. Estiveram presentes o gerente de relacionamento do HC, Cláudio Miranda, e a médica responsável pela UTI do próprio HC, Patrícia Salles Polla, que se mostraram animados e impressionados com a estrutura local e com a viabilidade da implantação da Unidade de Terapia Intensiva. Também participaram da inspeção, o administrador da Santa Casa, Silvio Fantini, e a enfermeira-chefe Letícia Bello.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima