Um grupo de artistas de Piracicaba se reuniu em plenária online, na noite de terça (21), com o pré-candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores, o professor Adelino Francisco de Oliveira, e com a pré-candidata a uma vaga na Câmara, a advogada Rai de Almeida. O encontro, realizado e coordenado por um coletivo de artistas locais, contou com a presença dos pré-candidatos como convidados. A proposta geral da plenária era a de dar voz aos artistas e refletir sobre a crise de gestão da cena cultural piracicabana atual – bem como também estabelecer propostas de ação para a área.
A plenária, que contou ainda com a participação do ex-prefeito José Machado, foi uma oportunidade de reencontro dos artistas da cidade com as pautas políticas que envolvem a cultura local. Tendo em vista as eleições municipais que se aproximam e a ausência de políticas públicas eficientes para a cultura em Piracicaba hoje, a preocupação desse coletivo foi a de conhecer os pré-candidatos e saber o que eles pensam sobre como a cultura vem sendo gestada no município, além de se buscar entender quais são as ideias deles para a área.
Questionado sobre seus projetos, o professor Adelino disse que sua primeira ação na área seria a de devolver à cultura uma secretaria própria. “É fundamental voltarmos a ter, como sempre aconteceu nos governos do PT em Piracicaba, uma secretaria de cultura forte, independente e atuante. Foi um absurdo o que fez a gestão Barjas ao fundir as secretarias de cultura e turismo”. Ao ser perguntado sobre quem seria seu possível secretário ou secretária de cultura, professor Adelino afirmou que esse nome precisa vir de uma indicação da própria classe artística local. “Democracia de alta intensidade: essa deve ser a tônica de uma nova gestão do PT em Piracicaba. Por isso, nada mais justo e importante que os próprios artistas da cidade indiquem quem os representa e quem tem competência, na visão deles, para assumir essa secretaria” afirmou.
Rai de Almeida, pré-candidata à vereadora, relembrou ao coletivo de artista que é preciso fortalecer e dar voz ao Conselho Municipal de Cultura de Piracicaba – “absolutamente enfraquecido nas gestões do PSDB na cidade”, comentou ela. Para Rai, “é preciso que o legislativo cobre do poder executivo canais que possibilitem que os artistas piracicabanos tenham voz e sejam ouvidos”, analisou a pré-candidata à vereança.
Os artistas do coletivo também propuseram aos candidatos ações que, na visão do grupo, são fundamentais para que um novo tempo na cultura piracicabana se reinaugure. Rememorando ações marcantes das gestões petistas na área – como, por exemplo, a municipalização do Engenho Central e sua transformação em espaço de cultura, ocorrida na gestão do prefeito José Machado –, o coletivo cobrou dos pré-candidatos um compromisso deles com a cultura piracicabana que, de acordo com esse coletivo, foi deixada de lado nas sucessivas gestões psdbistas na cidade.
Dado ao grande número de participantes na plenária, o programa utilizado pelo coletivo para a realização desse encontro online acabou não sendo capaz de acolher a todos os interessados em participar do evento. Por conta disso, e mediante o sucesso do encontro, uma nova plenária com o professor Adelino e com Rai de Almeida deve acontecer em breve.
Ao que parece, e de maneira geral, o legado do Partido dos Trabalhadores na cidade vem sendo recuperado e lembrado pelos artistas como modelar e capaz de possibilitar que o campo da cultura em Piracicaba seja revigorado, dando-se à arte, aos artistas e ao público piracicabano os novos ares que eles – e uma cidade culturalmente tão pujante como Piracicaba – merecem.