Da sala de aula física a sala de aula virtual. Esta tem sido a realidade de professores que precisaram reinventar o processo de aprendizagem durante o período de pandemia. Com o objetivo de apoiar os educadores na prática do ensino remoto, a Fundação ArcelorMittal realizará, de julho a agosto, o curso “Práticas para o ensino remoto de emergência” para aproximadamente 80 professores da rede municipal de Piracicaba.
O lançamento do curso ocorreu no último dia 16 com um webinar de boas práticas no ensino remoto de emergência e votação dos temas para os seguintes encontros, definidos como: Ferramentas digitais para potencializar o ensino remoto de emergência; Como acompanhar a aprendizagem no ensino remoto de emergência e Como fortalecer o vínculo e a colaboração com as famílias no ensino remoto de emergência.
Para a coordenadora pedagógica da E.M. Mário Chorilli, Edilaine Corrêa Bompan, o curso contribuirá para a prática do trabalho que já está sendo realizada com professores e equipe gestora, minimizando impactos para alunos, família, educadores e escola. “Além de boa conversa e discussões fundamentadas, esta primeira aula também apresentou ferramentas para pesquisa e um vasto material para já colocarmos em prática o conteúdo passado. Foi uma apresentação muito prazerosa e de muito aprendizado”, afirma.
A professora Maria Augusta Corrêa Hernandes, da Escola Municipal João Oriani, está entusiasmada com o curso e acredita que as orientações e dicas irão fortalecer os vínculos com as famílias no acompanhamento das atividades. “Este encontro foi excelente, com ideias brilhantes, que certamente irão aprimorar nossas práticas, enriquecer nossas propostas de atividades, principalmente o assunto gamificação e cardápio de atividades, que vão ao encontro das propostas de nossa unidade.
O programa contempla três webinars de 1h30 cada com três grupos de discussão de 1h cada, totalizando seis horas de estudo individual do professor. Os próximos encontros acontecem até o final do mês de agosto.
Curso capacita professores da rede municipal para o remoto
22 de julho de 2020