Os resultados de um novo estudo do núcleo de inteligência de mercado da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP) demonstram protagonismo das cooperativas de consumo do estado paulista na economia do país. O crescimento registrado ano a ano coloca o setor como uma das forças do desenvolvimento nacional. Fazem parte do ramo consumo as cooperativas dedicadas a atividades do varejo como supermercados, farmácias e postos de gasolina.
No Brasil, atualmente, o segmento varejo do ramo consumo é representado por 205 cooperativas que, juntas, somam aproximadamente 2 milhões de cooperados. “Entretanto, apenas o estado de São Paulo é responsável por 1,5 milhão de associados, o que representa cerca de 77% do total de associados do ramo em todo o país”, ressalta Edivaldo Del Grande, presidente da OCESP e também do Sescoop/SP – Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo.
O movimento econômico das cooperativas do ramo presentes no estado também tem mostrado bom desempenho, como apontam os números levantados pelo estudo. Em 2014, registraram ingressos de R﹩ 2,86 bilhões. Dois anos depois, atingiram a marca de R﹩ 3,09 bilhões e, em 2018, chegaram a R﹩ 3,32 bilhões. Enquanto, nesse mesmo período, os tributos gerados para o estado pelas nossas cooperativas foram de R﹩ 1,07 bilhão”, complementa Del Grande, reforçando a importância do setor.
De acordo com o presidente, a oferta de produtos com qualidade e preços mais acessíveis estão entre os benefícios das cooperativas para o seu público. “A ideia é somar o poder de compra de todos para reduzir custos de bens e serviços, tendo reflexo positivo nos preços aos cooperados, além de oferecer melhor atendimento e segurança”, explica Del Grande. O estudo completo pode ser acessado no site do Sescoop/SP (https://www.sescoopsp.coop.br).
Estudo aponta crescimento das cooperativas
15 de julho de 2020