O Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba conta agora com o Robô Laura, uma plataforma digital realiza uma triagem inicial on-line de pacientes com suspeita de coronavírus, por meio da assistente virtual disponível no site do HFC, que avalia os sintomas e o risco de doença grave a partir das informações que a pessoa relatar, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em caso de forte suspeita, o paciente é orientado a se deslocar até o Hospital. A ferramenta digital também permite que o pronto-atendimento tenha acesso a uma previsão de demanda por covid-19, isto é, quantos e quais pacientes já estão a caminho para atendimento e realização de testes, e se há sinais de gravidade relatados.
A Eurofarma, farmacêutica multinacional brasileira que mais investe em inovação no Brasil, junto com a startup Laura, apoiou a implantação da plataforma Laura Pronto-atendimento Virtual no Hospital Fornecedores de Cana (HFC), em Piracicaba.
O chatbot (tecnologia que simula uma conversa humana) também permite que os pacientes esclareçam dúvidas e obtenham orientações sobre os cuidados através da plataforma. Já para o Hospital, a ferramenta de inteligência artificial ajuda a otimizar tempo e recursos de saúde para o atendimento a pacientes com suspeita de covid-19.
“No mundo digital em que a gente vive essa é uma solução que agrega valor, porque ela tem disponibilidade 24 horas. Traz informações qualificadas, em um momento que a gente tem tantas fakenews, notícias falsas. A ferramenta digital faz uma análise de informações embasada em dados científicos e é capaz de orientar o paciente da melhor forma possível”, explicou o diretor técnico do HFC, Miki Mochizuki .
O paciente pode acessar o Laura Pronto Atendimento Digital através do site https://hfcp.com.br/. O chatbot aparece embaixo, no lado direito, tanto em computadores como em smartphones, com a sinalização “Perguntas sobre o coronavírus?”.
CONQUISTA
O presidente do HFC, José Coral destaca que essa tecnologia é mais uma grande conquista. “Essa tecnologia evita que o paciente precise se deslocar até uma unidade de saúde, as vezes sem necessidade. Através das informações fornecidas, o Robô Laura consegue detectar se o caso exige ou atendimento médico. Uma conquista para o hospital que traz benefícios, tranquilidade e segurança para o paciente, ainda mais nesse momento de pandemia”, disse ele.
Sobre a Laura
A Laura é uma tecnologia inovadora implantada nos hospitais para identificação precoce dos riscos de deterioração clínica. O recurso, criado pelo arquiteto de sistemas Jac Fressatto após a morte de sua filha por sepse, usa a inteligência artificial e a tecnologia cognitiva para fazer o gerenciamento de dados da rotina do hospital e emitir alertas. Ativa desde 2016, a Laura já teve cerca de 2,5 milhões de pacientes conectados e reduziu em 25% a taxa de mortalidade hospitalar. Além de ajudar a salvar 12 vidas por dia, a tecnologia é um instrumento para otimização de tempo e recursos em saúde.