O prefeito Barjas Negri autorizou a abertura de licitação para a primeira etapa de de obras contra alagamento em vários bairros de Piracicaba. O investimento será de R$ 3,5 milhões, recursos conseguidos por meio do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), da Caixa Econômica Federal. Parte dos projetos já seguiram para licitação.
O pacote vai beneficiar, inicialmente, 10 pontos da cidade que apresentam problemas crônicos. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Obras (Semob), os locais foram definidos seguindo uma combinação de critérios, como maior risco à vida, maior atendimento populacional e maior tempo de espera no atendimento, entre outros.
Um dos estudos beneficia a rua Olga Bertoncini Posledink, em Santa Teresinha. A rede de águas pluviais existente, em aço, está comprometida. Por isso, a cada chuva forte, dezenas de residências ao lado do Parque Histórico Quilombo são alagadas. A obra é uma indicação do vereador José Longatto.
Outro exemplo é a rua Coronel Manoel Inácio da Mota Pacheco, na Vila Rezende, onde uma rede de águas pluviais, também comprometida, que passa sob casas, será desligada. Uma nova rede será refeita, mas pelas vias públicas. O problema, hoje, afeta cerca de 30 famílias naquele trecho. A indicação é do vereador Isac Souza.
Outras três pequenas intervenções irão beneficiar moradores dos bairros Vila Fátima, Vila Monteiro e Água Branca. Essas obras de drenagem serão feitas nas ruas Ernesto Viliotti, Dr. Coriolano Ferraz do Amaral com rua João Bottene, indicação do vereador Paulo Serra, e na avenida Edne Rontani Bassete, entre ruas Montevidéu e rua La Paz, indicação do vereador Gilmar Rotta.
Moradores do bairro Rural Vila Nova também serão atendidos no pacote com a instalação de uma tubulação na rua Sophia Rehder Matthiessen (Estrada PIR-026). A tubulaçao deve acabar com a erosão que atinge a rua, próximo à capela do bairro. A indicação é do vereador Dirceu Alves.
Outra obra irá solucionar o problema de erosão em área da rua Carapicuíba, no bairro São Francisco/Taquaral. Hoje, as águas pluviais do bairro caem em uma área de terra, causando a erosão. Após a obra, elas serão canalizadas e chegarão até um lago. A obra atende pedido da população da região.
A Prefeitura também vai concluir a canalização da avenida Francisco de Souza, na Vila Rezende. A indicação da obra é do vereador Capitão Gomes.
As obras de drenagem também beneficiarão a rua Pedro Álvares Cabral, na Pauliceia, em indicação de Gilmar Rotta. Os serviços serão executados entre as ruas Lima e Bogotá e devem resolver o problema de alagamento de residências no trecho.
Na rua Carlos de Campos, no São Judas, há uma rede rompida, entre essa rua e a Almirante Barroso. A rede, que hoje passa dentro de um clube, será desligada e reimplantada na via pública para evitar alagamento. A indicação é do vereador André Bandeira.
“A população de Piracicaba tem crescido nos últimos anos. Novos empreendimentos habitacionais têm surgido e isso sobrecarrega nossa infraestrutura urbana e exige investimentos. Essa linha de crédito, que tem taxas vantajosas, permite que façamos melhorias consideráveis e que irão impactar de forma positiva no dia a dia da população”, explica o prefeito Barjas Negri.
O valor total financiado por meio do Finisa foi de R$ 15 milhões e, além das obras citadas, esse dinheiro será empregado em obras de urbanização de comunidades e na revitalização do Complexo Aquático do Barão da Serra Negra, em andamento.
Barjas autoriza pacote de obras em vários bairros
8 de julho de 2020