Escoteiros homenageiam profissionais de saúde do Hospital Regional

Foi criado um espaço no HRP denominado como o Varal da Gratidão – Créditos: Letícia Azevedo

Para agradecer o empenho dos funcionários do HRP (Hospital Regional de Piracicaba) “Dra. Zilda Arns”, o grupo de escoteiros 165º de Piracicaba entregou na última semana de junho, 13 cartas produzidas pelos jovens. Para retribuir o ato, a direção do hospital solicitou à Comissão de Humanização a criação de um espaço no HRP que foi denominado como o Varal da Gratidão. A exposição das cartas está montada na entrada de funcionários.
De acordo com a chefe de Sessão da Alcateia, codinome Akela, Simone Alves da Silva, a iniciativa surgiu durante uma conversa para definir a ideia de um novo projeto para o grupo. “Conversando com os integrantes do Grupo, decidimos fazer uma boa ação e pensamos em demonstrar a nossa gratidão e carinho por alguém que deixa seus familiares para lutar pela nossa vida atuando no enfrentamento do coronavírus”, relata.
O maior desafio levantado pelos integrantes do grupo era como fazer esse projeto se não poderia acontecer um gesto físico, como o abraço. “Dai surgiu a iniciativa de demonstrar nossos sentimentos de gratidão aos profissionais de saúde através das cartas”, diz Simone.
Com o projeto definido, os jovens da Alcateia, a Tropa Escoteira e a Tropa Sênior foram comunicados para fazer um desenho ou uma mensagem de incentivo para os profissionais de saúde do HRP. “Deixamos um endereço para que os pais entregassem as cartinhas sem ter muito contato, para que assim, possamos preservar a saúde de nossos jovens e seus familiares”, relata.
A chefe de Sessão da Alcateia conta que quando os jovens souberam da ideia todos amaram a iniciativa. “Sempre mandavam fotos confeccionando e perguntando se estava legal, foi bem divertido poder conscientizá-los dessa forma, procuramos ensinar a eles sobre empatia e amor ao próximo em toda e qualquer ocasião, bem como a si mesmo e deixar o mundo um pouco melhor!”, conta Simone.
A integrante da comissão de humanização do HRP, Jacqueline Bertolini, relata a emoção de ter recebido as cartas com desenhos dos escoteiros. “Foi gratificante receber essas mensagens, pois ultimamente estamos pensando em projetos só para os pacientes e suas famílias. Quando eu soube que os desenhos eram para os colaboradores fiquei muito feliz e isso fez com que pensássemos em novos projetos internos”, diz Bertolini.
“Nós da equipe de saúde nos sentimos honrados de receber essa sensibilidade, ainda mais vindo de jovens que tem um sentimento tão puro e verdadeiro. Eu acho válido ações como esta e eles tem a nossa admiração por ajudar a população e nos enviar essas belas cartas com desenhos, principalmente nesse momento tão difícil de angustia e sofrimento. O mundo depois dessa pandemia vai ser outro, nós estamos mudados e atitudes como essa só nos anima. Gratidão eterna!”, expressa o médico Fábio Pessoti.
A comissão de Humanização montou o “varal da gratidão”, com o intuito de que todos os colaboradores pudessem ver as mensagens e se sentirem prestigiados. “Os desenhos geraram a ideia do correio elegante do bem, aproveitando o clima das festas juninas para compartilhar o sentimento de gratidão nos colaboradores. O correio elegante tem o intuito de animar a nossa equipe e demonstrar o reconhecimento e agradecimento que um tem pelo outro e esse projeto vem demonstrando um resultado superpositivo no hospital”, relata Bertolini.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima