Caldeirão de Piracicaba

BOLSONARO
Há confirmação de que o presidente da República, Jair Bolsonaro, está com a Covid-19. Ao contrário das atitudes de Sua Excelência, o Capiau deseja-lhe recuperação, saúde e Paz.

 

MORDEU?
Será que a oposição ao prefeito Barjas Negri (PSDB) está “mordida” com a reunião da Câmara de segunda (6)? Talvez seja uma lição porque o assunto de cassação chega ao Poder Legislativo num ano eleitoral, bem político mesmo, e porque o prefeito deseja chegar ao quarto mandato, ou seja, terceira reeleição, o que não é muito agradável para quem gosta de Democracia. Mas a lei permite.

 

MÍDIAS
Evidente que as redes sociais são os canais que a oposição tem para divulgar o nome dos vereadores (19) que votaram contra a cassação e dos que votaram a favor (3), colocando a dúvida sobre apoio à corrupção. O presidente da Casa não vota. São 23 edis que colocarão seus nomes para o eleitorado em novembro, dentro do novo calendário eleitoral. Talvez o eleitorado vai pedir, de todos, propostas e projetos. Só falar de corrupção puxa votos? Já rodam as fotos por aí.

 

PREFEITA
Enquanto o vereador Laércio Trevisan Junior (PL) é oposição, e sempre foi, ao prefeito Barjas Negri (PSDB), a vereadora Coronel Adriana (PSL) quer, ou tenta, se consolidar como pré-candidata a prefeita de Piracicaba, talvez mais pensando na direita que domina o País, na figura do presidente Jair Bolsonaro (sem partido, mas foi eleito pelo PSL). Os planos políticos podem alterar? O ex-vereador José Pedro Leite da Silva (PL) é o candidato do vereador Trevisan.

 

VICE?
Nos bastidores, há comentários (bem em segredo) de que a vereadora Coronel Adriana (PSL) pode ser, quem sabe?, candidata a vice-prefeita do empresário Luciano Almeida, pré-candidato a prefeito pelo DEM. E para o qual levou o ex-prefeito Gabriel Ferrato, uma opção especial de vice ou mesmo para liderar a chapa completa de vereadores. Seria um doutor em políticas públicas na edilidade.

 

MODESTA
Ao contrário do que se previa, a repercussão sobre a rejeição da admissibilidade do impedimento do prefeito Barjas Negri teve repercussão modesta nas redes sociais. O prefeito terá uns dias de alivio para cuidar da cidade. Até que venham novas ações contra a sua candidatura, o que é natural e Barjas – que sempre transitou pelos corredores do Congresso Nacional e da Assembleia Legislativa do Estado – sabe muito bem como pisar em ovos e ter pedras no meio do caminho.

 

ANÁLISES
O ex-prefeito, Gabriel Ferrato, através das redes sociais, polemiza, em plena pandemia, contra posições do presidente Bolsonaro e do governador João Doria, mostrando os erros de cada um nesse momento. Vale a pena ler no seu Facebook. Um pouco de lucidez em dias tão difíceis, mas poderia tê-las publicado bem antes, lá atrás, tempestivamente, no despertar do problema. É justo reconhecer que tem sido impecável na análise.

 

EXPOSIÇÃO
O pré-candidato do DEM Luciano Almeida trabalha numa costura que poucos conhecem, mas já teve vereador que foi a uma reunião e não gostou tanto, o que faz parte do pré-eleitoral. Difícil contentar a todos. Quanto ao pedido de cassação do prefeito Barjas Negri (PSDB), o ex-secretário de Desenvolvimento (do Município e do Estado) colocou-se na moita, sem muita exposição.

 

“MINISTRO”
O primeiro “ministro” de Piracicaba, jornalista Miromar Aparecido Rosa, o Miro, está sempre alegre com os serviços lhe chegam, todos os dias. Perguntado sobre essa campanha contra o prefeito Barjas Negri (PSDB), bem monossilábico, responde que é preciso ação, serviços: “borá… trabalhar”, duas palavras, que devem ser muito até. Em outros termos, na prática, a campanha da reeleição está na rua mais do que parece. Neste momento, bastidores valem muito.

 

ALIADOS
Durante a reunião de segunda, os aliados à Administração Municipal de Barjas Negri mostraram confiança nas ações do prefeito, pela postura que sempre teve de gestor e que, por isso mesmo, está sujeito a processos administrativos. Isso acontece em Piracicaba, no Estado, no Brasil e no Mundo inteiro.

 

ELEGÍVEL
Por tudo isso, o prefeito Barjas Negri (PSDB) colocou sua máquina de propaganda para funcionar nesses últimos dias, instruindo os assessores de imprensa das secretarias a espalharem, pelos seus contatos no zap, a informação de que continua elegível. Afinal de contas, até um amador sabe que esse assunto de “inelegível” poderia atingir o eleitorado, se não houver esclarecimentos cem por cento.

 

TAPA-BURACO
O Poder Executivo receberá da Câmara o requerimento 336/2020, aprovado na 21ª reunião extraordinária, segunda (6), em que a vereadora Coronel Adriana (PSL) pede informações sobre fiscalização dos serviços de operação tapa-buraco e recapeamento asfáltico. São constantes as reclamações no gabinete da vereadora, sobre buracos, desnivelamentos, afundamentos asfálticos em trechos que já haviam sido corrigidos, desníveis de tampas de bueiros das vias públicas e outros relacionados à pavimentação.

 

REPASSE
O governo do Estado de São Paulo depositou, terça (7), R$ 186,23 milhões em repasses de ICMS para os 645 municípios paulistas, como faz duas vezes por semana, e esse depósito é feito pela Secretaria da Fazenda e Planejamento. Nesse caso, referente ao arrecadado no período de 29/6 a 3/7, num total de 25% da arrecadação do imposto. É o IPM (Índice de Participação dos Municípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima