Mauricio Picazo Galhardo

 NORDESTE

Em live com diretores do Banco Nordeste para apresentação do Plano Safra 2020/2021 da instituição, a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) disse que o Nordeste é a próxima região de desenvolvimento de sucesso no Brasil.

 

SELO ARTE

Produtores e representantes de estabelecimentos, órgãos e entidades agropecuários já podem, participar do processo de elaboração de requisitos mínimos de Boas Práticas para obtenção e utilização de matérias-primas e fabricantes de produtos cárneos produzidos de forma artesanal.

 

BANCO DO BRASIL

A ministra Tereza Cristina, participou do lançamento do Plano Safra do Banco do Brasil, que terá R$ 103 bilhões disponibilizados para o setor. A ministra lembrou que o Banco do Brasil é parceiro histórico e fundamental do governo no Plano Safra.

 

DOCE DE LEITE

Produto lácteo de grande consumo no Brasil e em outros países da América Latina, conquistando cada vez mais o mundo pela excelência de seu sabor, o doce de leite é uma das opções mais viáveis para agregação de valor ao leite, segundo o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

 

CONSUMO

O Grupo Técnico de Monitoramento do Abastecimento de Alimentos e Produtos Agropecuários no Estado de São Paulo lançou seu décimo primeiro diagnóstico atualizando os principais impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) ao setor. Os dados englobam toda a cadeia, nos 645 municípios, e valem de 08 a 19 de junho 2020. Entre os destaques do relatório está o aumento do consumo interno, puxado pelo abrandamento da distância social.

 

REGISTRO

A Plataforma Nacional de Registro e Gestão de Tratores e Equipamentos Agrícolas (AGID) permitirá o registro oficial de tratores e equipamentos agrícolas sem custo para o produtor rural. O sistema apresentado pelo Ministério da Agricultura, em videoconferência com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deve ser lançado até a primeira semana de agosto desse ano.

 

ALHO

Atualmente a cultura de cultivo do alho no Brasil garante a subsistência de cerca de cinco mil produtores, que em sua grande maioria é composta de agricultores familiares, gerando em sua cadeia produtiva cerca de 170 mil postos de trabalho, no país. Como forma de resguardar o mercado doméstico de práticas desleais de comércio internacional, vigora no país o direito antidumping aplicado às importações brasileiras de alhos frescos ou refrigerados originárias da China, com recolhimento de alíquota de US$ 0,78 por quilo do produto chinês que adentra o país.

 

ARCO NORTE

Obras de pavimentação e abertura de rodovias, retomada dos investimentos na malha ferroviária e novas concessões no setor de infraestrutura de transporte garantem ao Brasil um amplo espaço de crescimento para poder baratear os custos de logística, favorecendo, principalmente, a expansão do Arco Norte. É a constatação do diretor da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) e professor da Universidade de São Paulo (USP/Ribeirão Preto), Marcos Fava Neves.

 

CRÉDITO RURAL

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), em reunião, declararam inconstitucional a utilização da Taxa Referencial (TR) como índice para atualização das operações de crédito rural. O artigo 26 da Lei nº 8.177, de 1991, permitia a aplicação da TR aos contratos, em substituição ao Índice de Preço ao Consumidor (IPC). Segundo o diretor jurídico da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Frederico Price Grechi, os ministros do STF entenderam que a referida norma impugnada acabou por também retroagir e abranger os contratos celebrados antes da vigência da Lei.

 

REFORMA TRIBUTÁRIA

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou de um debate sobre os impactos da reforma tributária no agronegócio brasileiro. O encontro, transmitido ao vivo, foi promovido pelo Grupo de Estudos da Tributação no Agronegócio (Geta).

 

POTENCIAL

Ensaios de campo conduzidos pela Embrapa buscam avaliar o potencial e a viabilidade da cultura do trigo em áreas da nova fronteira agrícola denominada Sealba, que abrange 171 municípios das zonas costeiras e Agreste de Sergipe, Alagoas e Nordeste da Bahia. Nos dias 23 e 26 de junho, foram plantados experimentos com trigo nos municípios de Porto Calvo e Anadia, nos Tabuleiros Costeiros Alagoanos.

 

Email: [email protected]

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima