Por meio do requerimento 302/2020, o vereador Lair Braga (SD) questiona o Executivo sobre a superlotação verificada no transporte público, principalmente nos horários de pico; pede informações sobre o novo contrato de prestação de serviços da empresa TUPi; e questiona rescisão de contrato da Via Ágil com a prefeitura. A propositura foi aprovada nesta quinta-feira (18), durante a 15ª reunião extraordinária.
O parlamentar lembra que a empresa Via Ágil, prestadora dos serviços há mais de 15 anos, encerrou o contrato antes do término previsto e o município precisou contratar de forma emergencial a Trans Acreana Ltda – TUPi para prestar serviços públicos até que a prefeitura apresente novo edital de concessão.
Tendo em vista a insatisfação dos usuários com a nova empresa de transporte público, o parlamentar quer saber se a administração tem ciência da superlotação dos ônibus e se existe a possibilidade de aumentar a quantidade de linhas durante o período de pandemia. Ele pergunta, ainda, quantos ônibus a TUPi disponibilizou e quantos estavam disponíveis na gestão da Via Ágil e quais linhas estão sendo operadas e em que horários.
Além disso, Lair Braga questiona os motivos que levaram a Via Ágil a rescindir o contrato com o município e se há previsão para o lançamento do novo edital de concessão. “Precisamos de informações mais detalhadas sobre essas questões”, cobrou o parlamentar, durante a reunião extraordinária desta quinta-feira.
Transporte público: vereador Lair Braga questiona superlotação
25 de junho de 2020