Começou segunda (22), e vai até sexta (26), a primeira edição online do Business Connection Brazil: food & beverage, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com o Sebrae, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Apex-Brasil. As instituições brasileiras organizadoras fazem parte do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), conduzido pelo Ministério da Economia. O evento vai promover, até o próxima sexta-feira (26), rodadas virtuais de negócios para aproximar micro e pequenas empresa do segmento de alimentos e bebidas de compradores internacionais. Ao todo, mais de 350 MPE se inscreveram para participar das rodadas com representantes comerciais de países da América Latina, além de Estados Unidos, Índia, Emirados Árabes, China e Canadá.
De acordo com presidente do Sebrae, Carlos Melles, o potencial agrícola brasileiro é um grande diferencial no enfrentamento da pandemia. “Hoje nós vemos o valor da agricultura e a tranquilidade que o Brasil passa pela pandemia em relação à segurança alimentar e abastecimento. Nós não tivemos que nos preocupar com isso e continuamos abastecendo o restante do mundo”, afirmou. Sobre a presença das micro e pequenas empresas no mercado internacional, Melles considera que as MPE têm muito oferecer ao mercado externo, diante desse enorme potencial do setor.
Na abertura do evento, o presidente da Apex-Brasil, Sérgio Segóvia, destacou que os empresários do setor de alimentos e bebidas devem considerar as mudanças estruturais no consumo para melhor posicionar o produto brasileiro no mercado externo. “O ideal é que possamos calibrar a nossa ampla oferta e nada melhor do que o contato direto com compradores internacionais para se obter o termômetro da situação atual e fazer projeções para o médio prazo”, explicou.
Exportação: potencial da indústria de alimentos e bebidas pós pandemia é debatido
24 de junho de 2020