A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Imunização da Vigilância Epidemiológica, alerta que menos de 50% das crianças de 6 meses a menores de 6 anos foram vacinadas contra a gripe em Piracicaba. A meta é vacinar 22.929 crianças, o que corresponde a 90% dessa faixa etária. Porém, até o momento, foram vacinadas 12.323, o que resulta em uma cobertura vacinal de apenas 48,37%.
A baixa procura também é registrada pelos adultos (55 a 59 anos). Até o momento, foram imunizadas 5.356 pessoas nessa faixa etária, o que corresponde a apenas 28,23% dessa população, cuja meta é vacinar 17.076. Desde o dia 23 de março, Piracicaba imunizou 109.361 pessoas entre os grupos prioritários, indivíduos com comorbidades e outros (professores, forças de segurança e salvamento, sistema prisional, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo).
Por conta da baixa procura registrada desde o início do mês, o Ministério da Saúde prorrogou a campanha até 30 de junho. Sendo assim, todos os postos de saúde do município seguem atendendo a população em seus horários habituais (Crabs e UBSs, das 8h às 15h, e USFs, das 8h às 16h). Para evitar aglomerações, os profissionais das unidades irão auxiliar na organização da fila para que as pessoas mantenham distância de aproximadamente um metro uma das outras. É importante saber que a vacina não imuniza contra o novo coronavírus (Covid-19).